Turismo
Vídeo sobre Salvador causa polêmica nas redes sociais, considerado racista por internautas
Um vídeo promocional sobre Salvador virou alvo de críticas dos internautas. O clipe tem o objetivo de fomentar o turismo na capital por meio de imagens das belezas naturais e de um povo alegre e festeiro. Entretanto, a ausência de personagens negros foi a principal reclamação de quem assistiu ao vídeo no Youtube.
"Onde está essa Salvador? Onde está os 80% pardos, mulatos, negros? Triste viu!? Repensem esse vídeo. Chega ser ofensivo", escreveu a internauta Maria Nazaré. "Este é o vídeo mais racista que eu já assisti em toda minha vida", disse outro usuário da rede.
Outras pessoas compararam o cenário mostrado nas imagens com o de outros países que possuem a maioria da população branca, entre eles a Noruega.
Os poucos negros que aparecem na peça publicitária fazem parte do estereótipo já difundido para fora do estado, como capoeiristas, baianas de acarajé e adeptos do candomblé. Todos os outros (empresários, turistas, pessoas que se encontram em restaurantes ou lugares turísticos etc) são brancos.
"Se fosse para ser uma ficção estaria ótimo. Mas como retrato da realidade é a pior produção que já vi. Claro que ninguém mostra suas mazelas num vídeo-convite, porém esvaziar a diversidade cultural, racial, arquitetônica e outras que fazem Salvador ser o que é, é demais até para gringo ver", ressaltou a internauta Marilucia Leal.
Veja o vídeo:
Fonte: ATARDE