Turismo

Viaje com economia em 2016


(Divulgação)


 O ano de 2016 promete oportunidades para viajar com economia. Essa é a essência de um relatório divulgado pela Expedia, chamado “Preparando-se para a decolagem: As viagens aéreas para 2016”. Nele, a empresa faz uma série de previsões (que podem até parecer ousadas) sobre passagens, hotéis e viagens para esse ano.

Com base nos preços de passagens das Américas para a Europa, entre outubro de 2014 e outubro de 2015, o relatório indica quais rotas europeias estarão mais baratas em 2016. Outro exemplo é o melhor momento para comprar passagens para a América do Norte do Brasil – no caso, com aproximadamente seis meses de antecedência.

Portas em automático

Baseado nos preços e na taxa de câmbio, o Expedia constatou que os preços dos bilhetes diminuíram 8% entre outubro de 2014 e outubro de 2015, e que a tendência de queda deve continuar nos primeiros meses de 2016.

Olhando para destinos específicos, as rotas europeias têm alguns dos mais baixos preços de passagens aéreas. As rotas entre Suécia e Berlim, Alemanha e Itália, Áustria e Espanha e Irlanda e Londres podem custar a partir de US$ 235 ida e volta (isso nos três primeiros meses do ano).

Outra dica do relatório é reservar passagens, hotel e carro alugado em um só pacote – isso pode gerar uma economia de até US$ 568, principalmente para destinos como o México, Havaí e Caribe (saindo do Brasil).

Quando comprar?

O Expedia recomenda que a compra de passagens nacionais seja feita com 57 dias de antecedência. A pesquisa indica que o preço dos bilhetes comprados em torno dessa data podem gerar uma economia de 10% em relação à tarifa média. Já a compra de passagens para destinos internacionais deve ser realizada com cerca de 160 a 176 dias de antecedência.

O dia da semana para comprar a passagem também é um fator que pode ajudar a economizar. Olhando para dados anteriores, a Expedia descobriu que, em média, os fins de semana são os que oferecem a melhor oportunidade para encontrar promoções, já que nesses dias que são vendidas as chamadas “passagens de lazer”, que são consideradas mais baratas do que as “passagens de negócios” – estas compradas durante a semana.

Fonte: Terra