Teresina (PI)
Valorização cultural e tradições marcam 5ª Cultura Negra Estaiada na Ponte
Evento reúne povos de terreiro em caminhada pelas ruas de Teresina
A alegria, diversidade, inclusão e o som dos tambores ecoaram mais forte em Teresina no último sábado (19), na 5ª edição do Cultura Negra Estaiada na Ponte. O evento teve início no Parque Nova Potycabana, onde uma multidão se reuniu para celebrar a festa do povo negro.
Realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), O Cultura Negra passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Teresina através da Lei Municipal 4.908/2016. Promover a igualdade e a inclusão social é o principal objetivo dessa iniciativa.
Durante a concentração para a caminhada, o prefeito Firmino Filho saudou a todos com "Axé", expressão utilizada pelos povos que pertencem às religiões de matrizes africanas que quer dizer “otimismo, força, luz”. Ele reafirmou o compromisso da PMT com os povos de terreiro. "Este é um evento para celebrar o movimento negro, as expressões religiosas de matrizes africanas. Teresina é uma cidade de muitas origens, por isso deve ser tolerante para que possamos construir uma cidade de respeito, sem opressões, e é por isso que temos que lutar. Teresina não aceita intolerância, nem preconceito, é uma cidade amigável e feita para todos", enfatizou o prefeito.
Durante o evento foi possível ver pessoas de todas as idades, raças e crenças se unindo por uma mesma causa, a busca pelo respeito e igualdade.
O Cultura Negra Estaiada na Ponte é um trabalho de inclusão social feito em uma parceria entre os terreiros e o movimento negro. A secretária executiva da Semest, Jaqueline Melo, lembrou os vários projetos que a Prefeitura vem trabalhando junto com os povos de terreiros de Teresina. “ Estamos fazendo belos e importantes trabalhos voltados para sustentabilidade e empregabilidade desses grupos, oferecendo qualificação de mão de obra, na medida em que eles solicitam. Essas ações querem empoderar essas comunidades e mostrar pra sociedade a força desses povos", garantiu.
Danças como capoeira e outras apresentações culturais dos grupos afros marcaram o momento inicial do evento. Em Seguida, foi realizada a tradicional Caminhada do Axé, que saiu do Parque até o estacionamento da Ponte Estaiada, onde houve mais apresentações, feira de economia solidária, praça de alimentação e a premiação do I Festival de Tambozeiros de Teresina e do I Encontro de Curimbas de Teresina.
Fonte: Prefeitura de Teresina