Turismo
Turismo Pelo Mundo: Ilha Grega de Santorini. Conheça este esplendido lugar!
Santorini, a 200 Km de Atenas é a maior ilha de um pequeno arquipélago circular com o mesmo nome. Esta ilha é o que restou de um vulcão que explodiu em 3.000 a.C. Um lugar bonito e tranquilo, com ótimas opções de hospedagens e alimentação. Santorini é o destino certo para quem curte o mar e não se importa em escalar subidas íngremes apreciando a paisagem marítima que é única, vista da cidade.
Saindo de Atenas, para chegar a Santorini há duas opções: de avião a viagem leva 45 minutos, ou enfrentar uma viajar de lancha durante sete horas em um percurso que é um pouco desconfortável, mas que no entanto é compensado logo que se inicia o trajeto dentro desta encantadora ilha. Da lancha, a vista de Santorini causa um impacto ao visitante; casas em tom claro acima da colina, dão a impressão de neve caindo sobre a montanha.
Quem optar pelo transporte marítimo ( lancha, ferry), ao chegar no porto, pode ir de ônibus ou táxi para à capital Fira; já quem chega em cruzeiro por navio, desembarca em outro porto mais próximo da cidade ,mas o acesso ao centro só pode ser feito por teleférico a preço acessível ( em torno de 4,00€) ou também pode escalar os 600 degraus até o centro da cidade. Outra possibilidade é utilizar um transporte como na forma primitiva; dezenas de mulas estão à disposição para levar o turista até o centro. Há quem diga que subir não é tão incômodo. O pior é quando se utiliza este transporte na descida.
A capital de Santorini
Sua capital Fira ou Thira, está localizado na costa ocidental, bem acima do vulcão, na borda de um precipício impressionante. Sua localização a uma altura de 260 metros proporciona uma vista panorâmica do vulcão submerso. A vida noturna em Fira é mais movimentada, e os maiores comércios e discotecas estão concentrados aqui; desde lojas de artesanatos, jóias e roupas em geral.
Em Santorini é preciso muita disposição e força nas pernas para transitar em suas ruas que se ligam por rampas e escadarias. Uma boa pedida é alugar um carro para transitar pela ilha. As pequenas ruas ficam lotadas durante o período de alta temporada com diversas opções de lojas, café, restaurantes, bares e discotecas. Ir ao mercado de Fira é um passeio agradável nas pequenas casas escavadas na terra.
Formada graças à explosão do vulcão Thera, situado no Mar Egeu, a Ilha de Santorini se tornou o paraíso para os apaixonados, e o vulcão é uma das principais atrações de Santorin, já que oferece uma incrível vista das aldeias situadas nas falésias altas. A explosão do vulcão formou um imenso lago de águas salgadas tendo no centro a ilha de Nea Kameni, que é a extremidade superior do cone ainda ativo do vulcão. Cruzeiros diários para visitas ao vulcão são anunciados nas aldeias de Santorini.
Nesse rico solo vulcânico, são cultivadas 36 variedades de uvas, que produzem um vinho branco delicioso, sendo que o museu do vinho exclusivo está localizado a 8 metros de profundidade. Túneis que chegam a um comprimento de 300 metros mostram a história da produção de vinho e das vinhas em Santorini de 1660-1970.
A visita ao museu dá direito a degustação de 3 qualidades de vinho, e o preço é bem acessível. Durante a visita o turista recebe um guia em áudio que conta a história do museu.
Romantismo e casamento em Santorini
há muito que casais apaixonados decidem casar ou passar a lua de mel em Santorini. As igrejas cujas cúpulas pintadas de azul, embelezam mais a estonteante vista da “Caldeira”, lugar onde céu e mar se encontram. Tudo contribui para que sua foto saia como se fosse pintada em tela.
Veja abaixo a foto de uma das igrejas que realiza casamentos em Santorini.
Casas caiadas que se tornam radiantes no mais belo e inesquecível pôr do sol do mundo; o cenário perfeito que confere um tom de romantismo de cinema para fotos inesquecíveis. Muitas e tentadoras são as ofertas de hospedagem em Santorini, a ilha que abriga hotéis luxuosos e requintados, mas que também oferece outros mais simples , porém muito confortáveis. O “El Greco” resort hotel em Santorini recebe seus hospedes em um lugar que combina a simplicidade com a beleza, tornando sua estadia uma experiência verdadeiramente inesquecível.
A principal cidade de Santorini é a Thira, (ou Fira), porém a mais bonita é Oia, no extremo norte da ilha. Lugar onde se tem vista para o mais belo pôr do sol do mundo segundo visitantes, e onde o clima romântico invade os corações apaixonados já que o cenário em volta propicia estes momentos mágicos que se eternizam nas fotografias; com o mar Egeu em tom azul celeste ao fundo.
A grande vantagem para os brasileiros e portugueses que vão a Santorini, é que não precisa saber falar grego, visto que a maioria das lojas e restaurantes, tem atendentes que falam nosso idioma, assim como outros mais exigidos pelos turistas das mais diversas nacionalidades.
Praias de Santorini
Kamari – é a praia “principal” do leste de Santorini , com areia escura em tom de um cinza asfalto. Kamari tem uma boa infraestrutura em termos de bares e restaurantes , tudo muito bem organizado.
Ammoudi – Localizada no porto de Oia, Ammoudi, é facilmente acessível a pé através das escadas que conectam a aldeia de Oia com o porto.
Praia Vermelha (Red Beach ) uma praia diferente de todas as outras que estamos acostumados a ver. Situada ao sul da ilha, esta pequena baía de águas verdes é “pavimentada” por uma areia grossa e escura além de ser protegida por uma falésia de cor vermelha que serviu para batizar o local. A composição das cores neste cenário podem dar a impressão de que se está em Marte.
Praia Branca – a beleza exótica do local e a tranquilidade já valem a visita .
Baxedes – É uma praia localizada no vale de Baxedes onde os moradores cultivam plantas diversas, tais como verduras e uvas. Geralmente não é muito frequentada mas é segura para crianças pequenas já que tem água rasa.
Outros lugares Interessantes para visitar em Santorini
Catedral ortodoxa em Santorini
Sua construção inicial data de 1827, mas depois do grande terremoto de 1956, teve que ser reerguida. Seu riquíssimo e impressionante interior foi ornamentado pelo artista grego Christoforos Assimis.
Museu arqueológico em Santorini
No acervo há estátuas que datam desde o período arcaico até ao romano, porém o maior destaque são os vasos, em ótimo estado de conservação. Na capital da ilha fica o Museu Arqueológico .
O Megaron Gyzi Museu em Santorini
Localizado em uma das poucas mansões do século 17 , o Megaron Gyzi abriga seis exposições permanentes com destaque em particular, para uma exposição de gravuras autênticas com mapas, paisagens e vestidos das ilhas Cíclades do século 15 até o século 19. Este museu está aberto de 01 de maio até 31 de outubro, diariamente (exceto aos domingos).
Fonte: ViajarPeloMundo