Teresina (PI)
Teresina ultrapassa meta da 1ª etapa de vacinação contra a pólio
Dados parciais da Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio mostram que Teresina ultrapassou a meta proposta pelo Ministério da Saúde de imunizar 95% das crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil. Os dados anunciados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, apontam que a capital teve uma cobertura vacinal de 95,58%. A primeira etapa da vacinação terminou na última sexta-feira (8) e foram vacinadas 59.978 crianças de zero a cinco anos no município.
No ano passado, a primeira etapa da campanha de vacinação atingiu a percentagem de 91,81% das crianças abaixo de cinco anos. A última vez que a capital atingiu a meta do Ministério da Saúde foi em 2006.
A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, ressalta que, mesmo alcançando a meta geral na campanha, a vacinação entre as crianças da faixa etária entre um e dois anos não atingiu a meta determinada pelo Ministério da Saúde, chegando a apenas 88,75% de cobertura. "Isso preocupa, pois as crianças entre um e dois anos devem tomar o reforço da dose da vacina. Mas, ao mesmo tempo, as crianças inseridas nas outras faixas etárias foram vacinadas em quantidade acima da média, por isso Teresina conseguiu ultrapassar a meta de 95%", comenta a coordenadora.
A segunda etapa da campanha de vacinação, que será realizada durante todo o mês em agosto, tem como meta imunizar 62.750 crianças em Teresina contra a poliomielite. O "Dia D" da segunda etapa da vacinação ocorrerá em 13 de agosto, quando os pais e responsáveis devem levar as crianças menores de cinco anos de idade aos postos da campanha para a proteção dos filhos.
De acordo com Amariles Borba, as doses da vacina estarão disponibilizadas para a população na segunda etapa da campanha em todos os postos de vacinação de Teresina. "Durante todo o mês de agosto, a vacinação acontecerá em 80 unidades de saúde da capital. No 'Dia D', além dessas 80 unidades, a FMS disponibilizará postos volantes",
Fonte: Semcom/PMT