Teresina (PI)
Teresina supera meta do Programa Bolsa-Família na Saúde
eresina ultrapassa a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde referente às condicionalidades no atendimento aos beneficiários do Programa Bolsa-Família na área da saúde. Isso é o que mostram os últimos indicadores do "Pacto pela Vida", que determinava uma cobertura de 82% das famílias a serem totalmente acompanhadas pelo programa neste primeiro semestre, mas o município já alcançou 84,38% antes do fechamento dos dados para a primeira vigência de 2011, que é 30 de junho.
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, a pactuação estabelece o acompanhamento de pelo menos 82% de um total de 60.415 famílias do Programa Bolsa-Família na capital. Mas o município avançou e atende, conforme os últimos dados, 50.978 famílias ou 84.38% da meta estabelecida. E ainda atende parcialmente 1.187 famílias, chegando a um percentual de 86,34% de cobertura.
"Essa cobertura parcial significa que algum integrante da família beneficiária não participou de atendimento do programa na área da saúde, conforme agendamento das equipes da Estratégia Saúde da Família", explica a coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) da FMS, Edna Lima. Esse avanço, segundo ela, supera as expectativas e é resultado de um monitoramento mais consistente das ações e maior empenho dos profissionais que compõem a Estratégia Saúde da Família.
"Tivemos também o suporte da SEMTCAS (Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social), que fez parte desse trabalho de monitoramento e de acompanhamento diário das ações do programa na área da saúde", revela a nutricionista.
"O papel da Fundação Municipal de Saúde é localizar e assistir as famílias beneficiárias do Programa Bolsa-Família por meio do SISVAN, oferecendo ações de pré-natal para as gestantes, além de acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, prestar serviços na atenção básica com vistas a garantir o cumprimento do calendário de vacinação, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, o pré-natal das gestantes, assistência pós-parto, bem como efetivação de ações de vigilância nutricional e promoção da alimentação saudável a partir do aleitamento materno", cita Edna Lima.
A coordenadora ainda ressalta que as condicionalidades do programa na saúde são indicadores que norteiam o "Pacto pela Vida" firmado pelo Ministério da Saúde com todos os municípios brasileiros. O pacto estabelece metas que devem ser cumpridas em todas as ações em saúde, incluindo o acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa-Família.
Fonte: Semcom/PMT