Esporte
Técnico do PSG não descarta volta de Neymar no domingo; jornal projeta três semanas de recuperação
"Le Parisien" cita que jogador deixou hospital sem usar muletas e que a expectativa é que o craque retorne em janeiro. Thomas Tuchel fala até em ter o jogador disponível contra o Lille

Sem fratura constatada no tornozelo esquerdo e com exames "tranquilizadores", Neymar pode estar de volta aos gramados ainda na primeira metade de janeiro. Ou, em uma hipótese mais otimista, antes do fim do ano. O técnico Thomas Tuchel afirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira que talvez conte com a volta do craque antes da pausa para as festas de Natal e Ano Novo e nem mesmo descartou o retorno para o duelo contra o líder Lille, no domingo.
- Não é impossível que vejamos Neymar em campo antes do fim do ano. Faremos de tudo para tê-lo contra o Lille, não posso dizer "sim ou não". Temos que aguardar e ver os exames na quarta-feira - afirmou Tuchel.
Enquanto isso, a projeção feita pelo jornal "Le Parisien" indica que o craque do PSG deve ficar parado por cerca de três semanas, diante da avaliação inicial feita pelos médicos do clube. O prazo, entretanto, poderia ser reajustado após a realização de novos exames.
Após sofrer uma dura entrada de Thiago Mendes no clássico contra o Lyon e deixar o campo de maca e chorando, no domingo, Neymar passou por exames na última segunda, quando o PSG confirmou resultados "tranquilizadores". A primeira avaliação não constatou fratura no tornozelo esquerdo, havendo apenas uma entorse. Resta saber o impacto da pancada nos ligamentos da região.
Entretanto, o clima é de otimismo dentro do clube de Paris. Neymar foi fotografado deixando o hospital Neuilly-sur-Seine, na última segunda-feira, sem usar muletas após a realização dos exames - o que é visto como um bom sinal. O craque deve fazer uma nova ressonância magnética na quarta-feira. O "Le Parisien" cita que o jogador pode vir ao Brasil antecipadamente para as festas de fim de ano, mas que nenhuma decisão ainda foi tomada neste sentido.
Caso o prazo de recuperação se confirme em menos de um mês, Neymar estará disponível sem restrições no confronto de ida contra o Barcelona, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O reencontro com seu ex-clube e com o amigo Messi está marcado para o dia 16 de fevereiro, no Camp Nou. A volta será em 10 de março, no Parque dos Príncipes.
Entretanto, mesmo com a previsão otimista, Neymar deve desfalcar o PSG em pelo menos cinco jogos do Campeonato Francês. O time parisiense enfrenta Lorient, Lille e Strasbourg ainda em 2020, antes da pausa para as festas de fim de ano. Nos primeiros dias de janeiro, os adversários serão Saint-Étienne e Brest. A expectativa de retorno pode ficar para a Supercopa da França, contra o Olympique de Marselha, no dia 12 de janeiro - daqui a quatro semanas.
Com a derrota para o Lyon, por 1 a 0, o PSG deixou a liderança do Campeonato Francês, caindo para a terceira colocação, com 28 pontos. Agora, o time de Thomas Tuchel está atrás do líder Lille, que tem 29, mesma pontuação do Lyon, que chegou à segunda colocação. O Paris volta a campo contra o Lorient nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília).
Fonte: Globo Esporte