Esporte
Suécia e Ucrânia se enfrentam e buscam primeira vitória em mata-mata de Euro

Na Eurocopa que tem República Tcheca e Suíça como potenciais zebras, um confronto de azarões vai movimentar as oitavas de final. Suécia e Ucrânia não estão entre os favoritos e se enfrentam no Hampden Park, em Glasgow, com um objetivo em comum: vencer pela primeira vez um jogo de mata-mata do torneio.
Para os ucranianos, é tudo uma experiência nova. O time comandado pelo ex-atacante Andriy Shevchenko está pela primeira vez em uma partida de fase eliminatória da Eurocopa. É apenas a terceira participação dos ex-soviéticos na competição.
Os suecos têm mais experiência. Estão pela sétima vez na Euro e disputam o mata-mata pela terceira oportunidade. Em 1992, chegaram à semifinal, mas essa era a fase imediata após a disputa dos grupos. Perderam por 3 a 2 para a Alemanha.
Em 2004, caíram nos pênaltis para a Holanda nas quartas de final após um 0 a 0. Robben cobrou a penalidade final ara os holandeses.
O histórico mais vitorioso e o desempenho na primeira fase deixam a Suécia mais favorita no duelo. O time de Janne Andersson foi líder do Grupo E, com sete pontos, dois a mais que a Espanha. A Ucrânia foi a quarta melhor terceira colocada. A única que passou com três pontos. Mas o treinador sueco mantém cautela.
A Suécia foi bem na fase de grupos e com uma particularidade: está atrás apenas da Hungria na lista dos times com menor média de posse de bola. Os suecos registraram, em média, 35,7% de posse nas três partidas que fizeram, com 29 finalizações.
O time de Andersson se caracteriza pelo seu jogo estático, com duas linhas de quatro bem definidas e dois atacantes na frente. Tem dado certo até aqui. E Shevchenko está alerta.
– Eles são um time muito organizado. Eles têm um certo estilo de jogo e sempre o mantêm. O que eles fazem, eles fazem bem, especialmente no passe vertical. Esse time é muito forte fisicamente, quase não perdem no um contra um e são muito perigosos no jogo aéreo – avaliou o técnico ucraniano.
Os suecos têm todos os jogadores à disposição, e a Ucrânia só deve ter os desfalques dos reservas Popov, zagueiro, e o atacante Zubkov, ambos lesionados. O vencedor do confronto encara quem passar do duelo entre Inglaterra e Almanha. A partida das quartas de final vai ser no próximo sábado, no Estádio Olímpico de Roma.
Prováveis escalações:
Suécia: Olsen; Lustig, Lindelöf, Danielson, Augustinsson; Sebastian Larsson, Ekdal, Olsson, Forsberg; Isak, Quaison
Ucrânia: Bushchan; Karavaev, Zabarnyi, Matviyenko, Mykolenko; Malinovskyi, Sydorchuk, Zinchenko; Yarmolenko, Yaremchuk, Tsygankov
Fonte: Globo Esporte