PIAUÍ
Show e apresentações marcam aniversário da Secult
A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) está completando um ano. Para lembrar a data, uma grande programação vai acontecer nesta segunda-feira (11), no Complexo Cultural Club dos Diários e Theatro 4 de Setembro. A festa começa logo cedo, a partir das 8h, com a assinatura do Plano de Cargos e Salários dos servidores da Secult. Em seguida, os servidores vão participar de um café da manhã.
A comemoração continua à noite, a partir das 19h, com solenidade no Theatro 4 de Setembro. No palco, vão acontecer apresentações levadas pelas Escolas Estaduais de Música Possidônio Queiroz, de Dança Lenir Argento e de Teatro Gomes Campos. Além disso, haverá apresentação teatral da oficina de teatro permanente Procópio Ferreira.
No Espaço Osório Júnior, do Club dos Diários, tem Clube da Radiola e para fechar a noite tem show com a banda Top Gun. “Foi um ano de muitas realizações e não podemos deixar de comemorar. Sabemos que há muitos desafios pela frente, mas acreditamos que podemos fazer mais pela cultura do Piauí”, destaca o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.
Na solenidade que marca o aniversário da Secult, e que deve contar com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, também será lançado o novo site da instituição. Durante o primeiro ano como Secretaria – antes Fundação Cultural do Piauí (Fundac) – muitos projetos e obras foram executadas não só na capital, mas em muitas cidades do interior do Estado. O projeto Boca da Noite, por exemplo, se expandiu para mais três cidades do Piauí.
Em Teresina, o Complexo Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro foi todo restaurado e, pela primeira vez em 50 anos, funciona em sua plenitude, com todos os espaços. As Escolas Estaduais de Dança e de Música também ganharam reforma e novos equipamentos, ampliando o número de vagas ofertadas. No momento, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, a biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho e o Memorial Zumbi dos Palmares ganham reforma e em breve devem ser devolvidos à população.
No interior, muitas casas de cultura também foram reformadas. Em Floriano, o Espaço Cultural Maria Bonita reabriu as portas depois de restaurado. Em Oeiras, foi reaberto o Sobrado Major Selemérico, que reúne um rico acervo que conta a história do nosso Estado. Bom Jesus ganhou o Centro Cultural Mestre Joaquim Carlota. Outras casas também devem passar por melhorias, como nas cidades de União, Corrente e Piripiri.
“Precisamos melhorar esses espaços e assim possibilitar o acesso à cultura em todas as cidades do Piauí”, finaliza o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.