Teresina (PI)

Sete vias de Teresina deverão ganhar corredores exclusivos para ônibus


(Foto: José Alves Filho)
 


Desde o início deste mês, ocorre a construção dos corredores exclusivos para os ônibus em Teresina. O primeiro corredor está sendo construído na Avenida Miguel Rosa, região Centro/Sul. Mais seis corredores deverão ser construídos. O próximo será na Avenida Duque de Caxias, zona norte. A expectativa é que o projeto seja concluído em um ano.

Os ônibus que, atualmente, circulam pela capital, acessam faixas preferenciais no lado direito das vias, utilizadas também por táxis e veículos que necessitam realizar a conversão à direita. A nova proposta é que os ônibus circulem em um corredor exclusivo, situado no lado esquerdo da via. Esses corredores devem integrar todas as regiões da capital.

A mudança vai disponibilizar três faixas para cada via, uma para ônibus e duas faixas para os demais veículos, isto é, cada avenida vai dispor de seis corredores de trânsito. “O projeto vai dar maior fluidez no trânsito e melhorar o tempo de espera dos condutores e dos passageiros nas estações. Além de aumentar o número de viagens que os ônibus podem fazer ao longo do dia”, destaca Cíntia Machado, diretora de transporte público da Strans.

Questionada se as obras têm atrapalhado a fluidez no trânsito, Cíntia Machado garante que, atualmente, os homens estão trabalhando apenas dentro dos canteiros centrais, mas que futuramente, o sistema viário sofrerá mudanças para dar prosseguimento às obras. “No momento não tem atrapalhado, mas futuramente precisaremos fazer mudanças temporárias no trânsito para dar continuidade na execução das obras, principalmente, quando as estações começarem a ser construídas”, destaca.

O projeto em execução, orçado em aproximadamente 11 milhões, vai implantar novas paradas de ônibus, chamadas de estações. No total serão 21 estações construídas, com 45 metros cada, as estações na Avenida Miguel Rosa e 30 metros as da Avenida Wall Ferraz. Todas em cabines fechadas, ar condicionado e informações sobre as linhas de acesso. “As estações, que chegam a medir de 30m a 45m, vão disponibilizar conforto e melhor qualidade na espera. O projeto em si vai possibilitar que os usuários de ônibus passem menos tempo esperando o transporte e também menos tempo para chegar a seus destinos”, pontua Cíntia Machado.

Os ciclistas não ficaram de fora do projeto. As ciclovias que atualmente são separadas por um canteiro, serão separadas da outra via apenas por uma sinalização horizontal, pintada no chão. “No caso da Avenida Miguel Rosa, as ciclovias ficarão por traz das estações”, destaca. As próximas avenidas que vão passar por essas mudanças serão a Avenida Duque de Caxias, Barão de Gurguéia, Rui Barbosa, Presidente Kennedy, João XXIII e Gil Martins.

Fonte: Meio Norte