PIAUÍ

SDR participa de curso sobre Perícia em Causas de Incêndio Florestal

 

SDR participa de curso sobre Perícia em Causas de Incêndio Forestal (Foto:Ascom SDR)

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) participou do curso de Perícia em Causas de Incêndio Florestal realizado entre os dias 12 e 17 deste mês, na cidade de Uruçuí. O evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, através do Projeto de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado do Piauí (ProCerrado-PI).

O curso teve como objetivo capacitar técnicos de instituições parceiras, como a SDR, para elaborarem laudos periciais referentes a incêndios florestais e contou com a participação de 29 pessoas representantes de órgãos e instituições como Semar, SDR, Ibama, Senar, Emater e ainda produtores da região de Uruçuí.  O evento teve a participação de membros das secretarias municipais de meio ambiente e de agricultura de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Currais, Palmeira do Piauí, Corrente e Bom Jesus.

Para assessora da superintendência da agricultura familiar da SDR, Regina Célia Fernandes, que participou do curso, afirmou que a SDR trabalha com Unidades Produtivas Familiares, onde há grande número de incêndios devido ao tempo quente e seco, sendo estas as causas naturais; ou ainda por práticas antrópicas, que são ações humanas de impacto negativo à natureza.

Durante a qualificação, foram trabalhados temas como conhecimentos básicos relacionados ao fogo, discussão de elementos que afetam o desenvolvimento de um incêndio florestal, abordagem sobre os indicadores de queima básicos e auxiliares para a determinação da origem do incêndio, os elementos que interferem no comportamento do fogo e sua importância para a perícia e os cuidados durante a tomada dos depoimentos. Outras atividades como o desenvolvimento de habilidades motoras para a construção de um croqui e a descrição das etapas da elaboração de um laudo de perícia também fizeram parte do cronograma do curso.

De acordo com o superintendente de meio ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, o curso atingiu o devido propósito, qualificando pessoas que poderão auxiliar na construção de laudos periciais de incêndio florestal.  “Este curso foi de altíssimo nível, porque os participantes se mostraram muito interessados em aprenderem, apesar dos momentos de orientação intensa na prática, sob um sol forte e altas temperaturas por conta das simulações de incêndio. Agora, os 29 participantes estão aptos para identificarem as causas dos incêndios e emitirem laudos periciais”, finalizou Carlos Moura Fé.