PIAUÍ

Sasc lança nova edição do Plano de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

 

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Diretoria de Proteção Social Especial e do Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa, realiza, nesta quarta-feira (26), o lançamento da edição atualizada do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa e palestra em comemoração aos 13 anos do Estatuto do Idoso.

O evento será realizado no auditório da Sasc, das 8h ao meio-dia, e contará  com café da manhã, apresentação cultural, debates, palestra, e mesa-redonda sobre o Estatuto do Idoso e o Plano Estadual de Entrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.

Na semana passada foi realizado um dia de cinema, por meio da Diretoria de Proteção Social Especial da Sasc, e em parceria com o Teresina Shopping, para cerca de 100 idosos do Projeto Antônio Carneiro e da Vila do Ancião. No espaço, também foi disponibilizado blitz com informações sobre os direitos dos idosos e as ações desenvolvidas pelo Estado para esse público. O evento também contou com a parceria do Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa.

“A valorização do envelhecimento humano é uma questão cultural. É preciso conhecer o processo de envelhecimento para respeitar e amar a pessoa idosa”, ressalta o secretario da Sasc, Henrique Rebêlo.

Outras ações

A Sasc direciona não apenas projetos, mas apoio direto aos interesses do público idoso. Como exemplo, destaca-se o desenvolvimento de iniciativas como as casas 24 horas de acolhimento para idosos, caso da Vila do Ancião, em Teresina, e do Abrigo São José, em Parnaíba. A secretaria vem desenvolvendo capacitações para os cuidadores de outros municípios.

As ações contemplam o apoio à Delegacia do Idoso, bem como ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi). A Sasc também conta com o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (Cevi), que coordena a Política Estadual do Idoso no estado e recebe denúncias, por meio do Disque 100 e do número 0800 280 7845.

A secretaria disponibiliza também do Plantão Rodoviário, com  atendimento sobre passe livre interestadual para pessoa idosa na rodoviária e o  Plantão Social, que  orienta e encaminha as demandas sobre benefícios para  idosos. 

Fonte: piaui.pi.gov