Turismo

Saiba mais: 10 curiosidades sobre avião que você precisa saber


(Divulgação)
 


 Desde o primeiro voo com o 14-Bis de Santos Dumont, a indústria da aviação se renovou dia após dia. Se há um século era apenas permitido um passageiro, hoje, dependendo do modelo, o número pode ultrapassar 400. Dadas as necessidades de locomoção, as pessoas aderem cada vez mais a esse meio. O Portal PANROTAS reuniu uma série de curiosidades que envolvem aviões.

EM CHOQUE
O avião pode ser atingido por raios, independentemente da posição, como no caso do jato da Delta Air Lines estacionado na pista, registrado em agosto. Os passageiros dificilmente podem notar o contato e, claro, jamais serão eletrocutados, mas a fuselagem pode ser danificada.

ANDAR COM UMA PERNA
As aeronaves comerciais são homologadas pela Anac para voar com um motor, mas geralmente são construídos com dois ou mais equipamentos. Em caso de falha, o jato pode voar tranquilamente com apenas uma turbina.

POUCA CONVERSA
Após a partida em um voo internacional, a equipe de cabine se comunica com a torre de três em três horas. Em uma rota de 12 horas, por exemplo, o contato é feito quatro vezes.

COMPLETA O TANQUE
Em uma rota de São Paulo para a Europa, como Paris, por exemplo, um avião consome cerca de 90 toneladas de combustível. O abastecimento da máquina dura de 30 a 40 minutos.

ANTES DO CHACOALHÃO
A equipe de cabine é notificada que o avião entrará em zona de turbulência dez minutos antes do evento acontecer. Em voos internacionais, o time consiste em dois pilotos e dois co-pilotos que se revezam durante as horas de trabalho.

MEIA HORA DEPOIS
O avião pousa no destino final, as portas não abrem e a tripulação não informa os passageiros que, por sua vez, ficam impacientes. O contato só será feito quando toda a estrutura, seja o finger ou a escada, estiverem devidamente instaladas, para evitar acidentes.

CONSULTA PORTÁTIL
Tem se tornado tendência na indústria a substituição dos manuais de voo impressos por tablets. Mais compactos, os dispositivos facilitam a consulta de dados técnicos da aeronave. O livro grosso, porém, permanece de “stand by” para comandante e co-piloto.

DESLIGUE O APARELHO
O uso de celular para ligação durante o voo pode dar interferência no recebimento de sinal de recepção de dados da torre para o jato. Há até a remota possibilidade de apagar parcial ou completamente os computadores da cabine de comando. Mas existem companhias que permitem a utilização do aparelho em modo avião.

HAJA PIT STOP
O avião pode pousar na pista com um pneu estourado que não irá derrapar. Aliás, em modelos como B737-300 ou A320, os materiais são substituídos a cada 20 dias.

SPEAK ENGLISH
A língua inglesa é mais do que essencial na profissão. Os pilotos com fluência no idioma que atingirem o nível seis na prova têm a aprovação definitiva. No entanto, os profissionais que alcançam nível quatro são reavaliados de três em três anos e os de nível cinco passam pelo teste de seis em seis anos.

Fonte: Panrotas