Turismo

Rota promove o turismo de ecológico pelo Piauí; Veja!

Se você é fã de história e pré-história e que gosta do turismo ecológico e de aventura, vai adorar essa viagem. Mais do que uma simples viagem, o "Pólo das Origens", no Piauí, altera a história do povoamento das Américas. Isso aconteceu depois que foram descobertos os sítios arqueológicos no Parque Nacional da Serra da Capivara, tombado como Patrimônio da Humanidade, e que provam que o homem americano viveu no Piauí há 50 mil anos.

Em um passeio turístico partindo da capital Teresina, até São Raimundo Nonato, o Caminho das Origens passa por diversas cidades históricas, como Amarante, Floriano e Oeiras.

A cidade de Amarante, que fica a 160 quilômetros de Teresina, é banhada pelo Rio Parnaíba e se tornou, no início do século passado, uma referência cultural no estado. Sua arquitetura colonial rica, representada nos casarios coloniais, soma-se à riqueza das tradições folclóricas africanas e portuguesas, fazendo da cidade uma parada obrigatória.

Conhecida como a "Princesa do Sul", Floriano, a 244 quilômetro da Capital, tem forte influência árabe e conserva em sua arquitetura e culinária os traços dessa bela cultura. Os turistas podem, ainda, se esbaldar no balneário de Manga, a 48 quilômetros do centro da cidade. Ele é uma boa opção para quem gosta de banho em águas doces, com ilhas fluviais de areias brancas.

Outra parada do roteiro que leva a São Raimundo Nonato é a cidade de Oeiras, a 313 quilômetros de Teresina. O município foi a primeira capital do estado, onde lá foi construída a primeira igreja, a Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Outro passeio muito procurado por lá é o Museu de Arte Sacra, com peças que remontam o século 19.


Serra da Capivara

O roteiro tem como finalidade conhecer as origens do homem, no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, distante 517 quilômetros da Capital. Declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade, o parque tem imponentes formações rochosas. São elas as responsáveis pela certeza de que os primeiros homens do continente americano habitaram a região há cerca de 50 mil anos.

Considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara é local de importantes pesquisas arqueológicas, atraindo profissionais da área do mundo inteiro.

São 700 sítios arqueológicos, onde já foram encontradas ossadas humanas e artesanato em pedra polida, além de tigres-de-sabre e preguiças gigantes.


Serra da Confusões

Um pouco mais adiante na cidade de Caracol, distante 620 quilômetros de Teresina, há, ainda, a Serra das Confusões, outra opção para os amantes do turismo ecológico. Além de conhecer as atrações naturais, os visitantes podem praticar vários esportes de aventura, como rapel, montanhismo, tirolesa, travessias, cicloturismo e espeleongia.


Rotas que você pode seguir:

Saindo de Teresina, há quatro estradas como opção: BR-343, BR-323, PI-140 e BR-324.


O que levar:

Chapéu ou boné, protetor solar, roupas leves, tênis ou bota especial para trekking, cantil com água, repelente de insetos, protetor labial e máquina fotográfica.
 

Fonte: IG