Saúde
Retinoblastoma: entenda o que é, como identificar e quais são os sintomas da doença rara que atinge crianças
A filha do apresentador Tiago Leifert com a jornalista Daiana Garbin, Lua, de 1 ano de idade, foi diagnosticada recentemente com um câncer raro: o retinoblastoma. A informação foi divulgada pelos próprios pais, neste sábado (29), em um vídeo na internet, como forma de conscientização e alerta para todos que têm bebês em casa.
Mas afinal, o que é a retinoblastoma? De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é classificada como um “tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão, afetando um ou ambos os olhos”. Ainda segundo o instituto, esse tipo de câncer acomete, na maioria das vezes, crianças de até 5 anos de idade.
De acordo com especialistas, a principal manifestação é um reflexo brilhante no olho, chamado “olho de gato”, no qual a criança desenvolve uma área branca e opaca na pupila, causada pela reflexão da luz provocada pela doença. Entre os sintomas, é possível também notar dificuldades na movimentação do olho, como o estrabismo (dor nos olhos, o globo ocular maior do que o normal) e a ambliopia (olho preguiçoso).
O diagnóstico pode ser feito através do Teste do Olhinho, que é disponibilizado pela rede pública de saúde, ou em consultas de rotina com um oftalmologista. O tratamento pode envolver quimioterapia, como no caso de Lua, filha de Leifert e Gargin. Pode-se usar também a laserterapia e a crioterapia, que usa uma sonda para congelar e destruir o tumor.
Fonte: Bola Vip