Geral

Queda de árvore em rede elétrica deixa Água Branca sem água por dois dias

Foto: Arquivo / Cidade VerdeQueda de árvore em rede elétrica deixa Água Branca sem água por dois dias
Queda de árvore em rede elétrica deixa Água Branca sem água por dois dias

Moradores do município de Água Branca, a 98 km ao Sul de Teresina, estão há dois dias sem água na cidade após a interrupção da energia elétrica em dois poços da região devido a  queda de uma palmeira na fiação. 

Segundo informações da Agespisa, empresa responsável pelo abastecimento de água no Piauí, o problema atinge o poço nº 01 e nº 06 da cidade.

Procurada pela reportagem, a Equatorial Piauí informou que uma forte ventania ocorrida no último sábado (08) provocou a queda de uma palmeira imperial de 15 metros na rede elétrica da região, danificando postes e cabos em um local de difícil acesso.

Ainda de acordo com a Equatorial, o fornecimento será normalizado até o final da tarde desta segunda-feira (10). 

Após o retorno da energia, a Agespisa destacou que o abastecimento será retomado logo em seguida de forma gradual. 

Confira nota de esclarecimento da Equatorial

A Equatorial Piauí informa que os fortes ventos registrados no último sábado, 08, causaram transtornos na região de Água Branca e São Pedro do Piauí. O evento climático ocasionou a queda de uma Palmeira Imperial de 15 metros na rede elétrica, danificando poste e cabos, em local de difícil acesso.

Devido a ocorrência, o sistema está com intercorrências, afetando o fornecimento em algumas áreas da cidade de Água Branca. O fornecimento será normalizado até o final da tarde desta segunda-feira, dia 10.

A Distribuidora comunica que as equipes atuam desde o início da ocorrência, mas por ser uma região de difícil acesso, a operação mobilizada é complexa e com prazo de restabelecimento maior.

Situação em Bom Jesus

Após 12 dias sem água nos bairros Consórcio das Águas II e Serra Nova na cidade de Bom Jesus, a Agespisa informou que desde sábado (08), o abastecimento de água já foi regularizado totalmente nessas regiões.

Sobre o motivo da falta de água, o órgão informou que teve início com a queima da bomba do poço localizado no Consórcio das Águas II e que a retirada do equipamento provocou danos no revestimento do poço, causando perda total e sendo necessário a perfuração de outro poço.

O novo poço tem vazão aproximada de 45 mil litros/hora e a Agespisa destacou ainda que vai perfurar mais dois poços para reforçar o abastecimento em Bom Jesus. “Neste domingo (09), já iniciou o serviço de perfuração de um deles”, disse em nota.

Confira nota na íntegra: 

A Agespisa informa que na noite de sábado, 08, colocou em operação o novo poço localizado no bairro Consórcio das Águas II, em Bom Jesus. O abastecimento de água agora está regularizado na  região que foi afetada. 

O poço tem vazão aproximada de 45 mil litros/hora. A empresa informa ainda que vai perfurar mais dois poços para reforçar o abastecimento em Bom Jesus. Neste domingo, 09, já iniciou o serviço de perfuração de um deles. 

Com apoio da Prefeitura, três carros-pipa foram disponibilizados para atender os moradores de forma emergencial durante o período de desabastecimento. 

A Agespisa lamenta os transtornos ocasionados nos últimos dias.

Fonte: Cidade Verde