Geral

Publicado decreto de desapropriação para obras de ampliação do metrô de Teresina

Foto: GooglePublicado decreto de desapropriação para obras de ampliação do metrô de Teresina
Publicado decreto de desapropriação para obras de ampliação do metrô de Teresina

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí (D.O.E) desta terça-feira (3) o decreto de desapropriação de uma área entre os bairros Parque Ideal e Renascença, na zona Sudeste de Teresina, para as obras de ampliação do Metrô de Teresina. Cerca de R$ 600 milhões estão sendo investidos na expansão do metrô na capital. O governo anunciou que o transporte, que liga a zona Sudeste ao Centro da capital, terá tarifa zero em 2025.

A área a ser desapropriada corresponde a 2,2 mil metros quadrados em parte da Rua Farmacêutico José Pereira Lopes, em um trecho até a Rua Dr. Pedro Teixeira - o trecho fica entre as estações Parque Ideal e Renascença. O objetivo é a duplicação da linha férrea - atualmente, apenas uma linha é utilizada para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) seguir na linha entre o Centro de Teresina e a Zona Sudeste.

O decreto declara urgência no objeto de desapropriação, que deve afetar 13 residências. O documento direciona à Secretaria dos Transportes (Setrans) a responsabilidade do gerenciamento da expropriação. Vai caber à Procuradoria Geral do Estado (PGE) adotar as providências necessárias para efetivar a desapropriação por via negociada ou judicial, consignando as indenizações à conta da dotação própria no orçamento do Estado.

No dia 12 de novembro, o governo inaugurou a estação Colorado do metrô, que faz parte das obras de ampliação do veículo. A linha, com 2,5 km de extensão, conecta a estação Colorado à Estação Boa Esperança, beneficiando mais de 4 mil moradores da zona sudeste e facilitando o acesso ao centro da capital. Além da construção da estação, o projeto inclui a duplicação da linha de 13,5 km que vai do bairro Itararé ao Centro. Com a duplicação, será possível operar dois trens simultaneamente, em sentidos opostos.

Fonte: Cidade Verde