Geral
Publicado decreto de desapropriação para obras de ampliação do metrô de Teresina
Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí (D.O.E) desta terça-feira (3) o decreto de desapropriação de uma área entre os bairros Parque Ideal e Renascença, na zona Sudeste de Teresina, para as obras de ampliação do Metrô de Teresina. Cerca de R$ 600 milhões estão sendo investidos na expansão do metrô na capital. O governo anunciou que o transporte, que liga a zona Sudeste ao Centro da capital, terá tarifa zero em 2025.
A área a ser desapropriada corresponde a 2,2 mil metros quadrados em parte da Rua Farmacêutico José Pereira Lopes, em um trecho até a Rua Dr. Pedro Teixeira - o trecho fica entre as estações Parque Ideal e Renascença. O objetivo é a duplicação da linha férrea - atualmente, apenas uma linha é utilizada para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) seguir na linha entre o Centro de Teresina e a Zona Sudeste.
O decreto declara urgência no objeto de desapropriação, que deve afetar 13 residências. O documento direciona à Secretaria dos Transportes (Setrans) a responsabilidade do gerenciamento da expropriação. Vai caber à Procuradoria Geral do Estado (PGE) adotar as providências necessárias para efetivar a desapropriação por via negociada ou judicial, consignando as indenizações à conta da dotação própria no orçamento do Estado.
No dia 12 de novembro, o governo inaugurou a estação Colorado do metrô, que faz parte das obras de ampliação do veículo. A linha, com 2,5 km de extensão, conecta a estação Colorado à Estação Boa Esperança, beneficiando mais de 4 mil moradores da zona sudeste e facilitando o acesso ao centro da capital. Além da construção da estação, o projeto inclui a duplicação da linha de 13,5 km que vai do bairro Itararé ao Centro. Com a duplicação, será possível operar dois trens simultaneamente, em sentidos opostos.
Fonte: Cidade Verde