Teresina (PI)

Prova escrita da eleição para conselheiro tutelar de Teresina acontece nesta terça-feira (30)

A comissão responsável pelo processo eleitoral para Conselheiros Tutelares de Teresina realiza nesta terça-feira (30) a terceira etapa de seleção dos candidatos com a realização da prova escrita, que será elaborada pela Consultoria e Estudos Pedagógicos (CONSEP). O processo seletivo acontece das 08 às 12h, no Centro de Formação Prof. Odilon Nunes, localizado na Rua Magalhães Filho, nº 1772, no Centro da capital.

De acordo com Agnelma Fernanda Aguiar Rufino, coordenadora da Comissão Especial Eleitoral, os candidatos já participaram de duas etapas que foram a conferência da documentação para participação do pleito e do seminário de capacitação que aconteceu no início do mês de julho.

“Os candidatos se preparam, agora, para mais duas etapas, nesse caso, a prova escrita, em que eles precisam chegar com meia hora de antecedência do início da aplicação. As eleições serão realizadas no dia 6 de outubro, sendo que a posse dos eleitos está prevista para janeiro de 2020”, disse.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Cada Conselho Tutelar é composto por cinco conselheiros, totalizando 20 conselheiros tutelares e 20 suplentes. Estes podem ser convocados em substituição de férias, licença (saúde e maternidade) e em caso de desistência de titulares, conforme ordem de classificação.

A comissão eleitoral é formada por representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Ação Social Arquidiocesana, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Fundação Nossa Senhora da Paz, Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social (ANBEAS) e GMPS.

Fonte: PMT