Teresina (PI)
Programa Horta Comunitária ensinará alunos da rede municipal sobre agroecologia
Buscando disseminar a importância da alimentação saudável nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o prefeito Firmino Filho sancionou a Lei 5.389, que institui o Programa Horta Comunitária de Base Agroecológica Educativa.
O programa irá promover o ensino e treinamento das crianças e adolescentes para o desenvolvimento da atividade de produção sustentável e orientá-los quanto ao consumo destes produtos, além de incentivar o cultivo de alimentos com menor custo e a realização de feiras comunitárias com o que é produzido no programa.
A coordenação da Horta Comunitária de Base Agroecológica Educativa será feita pela Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), podendo fazer parcerias com entidades locais, como associações de bairros, entidades religiosas, associações filantrópicas, instituições de ensino público, Conselho Tutelar e cursos de Agronomia, dentre outras, sem custo para o município.
O destino da produção do programa será definido pela SDR e as entidades participantes, priorizando o atendimento aos Centros Municipais de Educação Infantil, escolas municipais e unidades socioassistenciais.
Para Carlota Rosal, engenheira agrônoma da SDR e coordenadora da Comissão Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (CMAPO), a Horta Comunitária de Base Agroecológica Educativa vai oportunizar que as crianças conheçam e sejam multiplicadoras de informação sobre essa prática sustentável.
“Essa Lei é importante, pois possibilita que os alunos da rede municipal de Teresina convivam com as hortas comunitárias de base agroecológica desde cedo e com isso iniciem um processo de conscientização sobre a importância dos alimentos produzidos sem contaminantes, como agrotóxicos e adubos químicos, respeitando o meio ambiente e promovendo uma alimentação saudável”, afirma Carlota.
A Lei é de autoria do vereador Pedro Fernandes, em cumprimento à Lei Municipal nº 4.221/2012.
Fonte: PMT