Os fonemas são classificados em Vogal, Semivogal e Consoante
Fonemas são os sons que produzimos para que possamos expressar nossas ideias e emoções e são considerados como sendo as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. AFonologia é parte da Gramática destinada ao estudo sobre a organização e a classificação dos Fonemas. Grande parte dos falantes de uma língua produz sons que se articulam e formam as palavras, as quais são essenciais para a comunicação verbal humana e são divididas em unidades menores: as letras e as sílabas. Dessa forma, podemos dizer que as letras são a representação gráfica do Fonema.
Vejamos os exemplos das palavras abaixo:
a) Caderno
Letras: c, a, d, e, r, n, o.
Fonemas: / c /, / a /, / d /, / e /, / r /, / n /, / o /.
Na palavra 'caderno', o número de letras (7) representa o número de fonemas (7).
b) Holofote
Letras: h, o, l, o, f, o, t, e.
Fonemas: / o /, / l /, / o /, / f /, / o /, / t /, / e /.
Na palavra 'holofote', o número de letras (8) não corresponde ao número de fonemas (7), já que a letra 'h' não representa nenhum som/fonema.
c) Nexo
Letras: n, e, x, o.
Fonemas: / n /, / e /, / k /, / s /, / o /.
Na palavra 'nexo', o número de letras (4) não corresponde ao número de fonemas (5). Isso acontece porque, nessa palavra, a letra 'x' carrega consigo dois sons distintos: 'ks'.
Agora, vamos compreender como são classificados os fonemas?
Classificação dos Fonemas: Vogais, Semivogais e Consoantes
Para falar sobre a classificação dos Fonemas, é importante conhecermos anteriormente os diferentes tipos de sons/fonemas que são produzidos pela corrente de ar que passa dos pulmões para nossa boca e/ou nariz e que faz vibrar ou não as nossas pregas vocais:
1. Fonemas Orais: Quando a corrente de ar é liberada apenas pela boca.
2. Fonemas Nasais: Quando a corrente de ar é liberada parcialmente pela boca e pelas narinas.
3. Fonemas Sonoros: São aqueles que promovem a vibração das pregas vocais.
4. Fonemas Surdos: São aqueles que não promovem a vibração das pregas vocais.
Agora que você já sabe que as correntes de ar que passam pelas pregas vocais influenciam no surgimento de diferentes tipos de sons, vejamos, mais detalhadamente, a classificação dos fonemas.
VOGAIS
Na Língua Portuguesa, temos cinco vogais, as quais são consideradas a base das sílabas que compõem as palavras. São elas: A, E, I, O, U.
As vogais são classificadas de acordo com a sua intensidade, timbre e articulação. Vejamos cada uma delas:
1. Intensidade: Tônicas, semitônicas e átonas.
2. Timbre: Abertas ou fechadas.
3. Articulação:
a) Pelo modo de pronúncia: oral (passagem pela boca) ou nasal (passagem pela boca e pelo nariz);
b) Pelo ponto (posicionamento da língua na boca ao pronunciar a vogal): posterior, central ouanterior.
SEMIVOGAIS
As semivogais são os fonemas / i / e / u / quando aparecem com outras vogais em uma mesma sílaba. Na Língua Portuguesa, a semivogal / i / pode ser representada pelas letras 'i' e 'e', e a Semivogal 'u' pode ser representada pelas letras 'u' e 'o' Em alguns estados brasileiros, a letra 'l' pode ter o som da semivogal 'u', como na palavra 'milharal', que pode ser pronunciada como [milharaw].
Na Língua Portuguesa, temos 19 Consoantes
CONSOANTES
Na Língua Portuguesa, temos 19 consoantes: B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z. Lembre-se de que a letra 'H' não é considerada consoante porque não possui som ou ruído e, dessa forma, é considerada como sendo uma letra diacrítica.