Teresina (PI)

Professores elaboram estratégias de superação de dificuldades dos alunos

Os professores de matemática das Escolas Municipais de Teresina participaram, nesta quinta-feira (04), de uma capacitação onde aprenderam a apoiar os alunos na superação de algumas dificuldades. O grupo atua nas turmas do 5º e 9º ano do ensino fundamental e estuda formas de melhorar as habilidades dos alunos.

A formação é conduzida por especialistas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante o encontro, os professores planejam de acordo com os resultados dos seus alunos no Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE), que objetiva avaliar o desempenho dos alunos nas disciplinas básicas de Português e Matemática. Os especialistas na área ajudam na compreensão para proporcionar uma prática pedagógica mais eficiente.

O diálogo com os professores de matemática foi no sentido de potencializar estratégias do processo de formação para um melhor desempenho dos estudantes em sala de aula. O objetivo é oferecer condições para que os alunos avancem de uma condição de menos proficientes para mais proficientes.

Giovanna Saraiva, assessora de avaliação da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), explica que as avaliações realizadas com os estudantes, juntamente com as formações oferecidas aos professores, permitem fazer uma comparação extensa entre os anos, porque usa uma metodologia que dá condições de saber como está sendo feita a evolução de aprendizagem dos alunos. “Toda vez que os estudantes de Teresina fazem essa avaliação, demonstram um desempenho melhor por meio dos ensinos dos professores, que têm procurado se aperfeiçoarem cada vez mais. Esse desempenho tem aparecido de forma bem surpreendente,” explica.

Segundo Giovanna, embora os resultados da última avaliação já tenham sido divulgados para os diretores, pedagogos e professores das escolas desde fevereiro, o encontro fecha um ciclo e direciona os trabalhos das escolas para o ano seguinte.

“O corpo pedagógico faz o planejamento para decidir o que ainda pode ser feito com os alunos que foram avaliados, resultando em um desempenho cada vez maior. As avaliações foram realizadas em dezembro de 2018, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e, hoje, junto com os professores de matemática, podemos discutir como podemos melhorar o desempenho escolar através de uma pratica pedagógica mais direcionada”, conclui.

Fonte: PMT