Teresina (PI)
Prefeitura realiza hoje (30) I Conferência de Segurança Alimentar
Uma programação composta por mesas-redondas, oficinas e palestras debatem neste sábado (30) a segurança alimentar na capital. Trata-se da I Conferência Municipal de Segurança Alimentar, que pretende avaliar e qualificar o processo de implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e ocorre no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social - Semtcas.
Por meio desse sistema, os órgãos governamentais dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e as organizações da sociedade civil devem atuar conjuntamente na formulação e implementação de políticas e ações de combate à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional. Para Elmano Férrer, prefeito de Teresina, essa ampliação de participação de organismos governamentais na construção de políticas de interesse social ajudam a fortalecer ações em benefício dos mais carentes, com vem a ser o caso desta conferência.
"Através do Sisan, sociedade e governos devem atuar conjuntamente no acompanhamento, monitoramento e avaliação da situação nutricional da população, definindo direitos e deveres do poder público, da família, das empresas e da sociedade, e tudo isso vai ao encontro do pensamento do prefeito Elmano Férrer, que orienta ações de forma compartilhada para agregar mais benefícios à população", explica a secretária municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social, Graça Amorim.
O evento teve início às 7h30 com o credenciamento. A partir das 9 h, mesa-redonda com o tema "Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos" que terá a participação da secretária Graça Amorim, da Semtcas, e de Rosângela Sousa, da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional - DUSAN, da SASC.
Às 10h30, reunião de grupos temáticos para discutir os avanços, ameaças e perspectivas para efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar; o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Fonte: Ascom/PMT