Teresina (PI)
Prefeitura participa do projeto "Mãos que Ajudam" na Pedra Mole
A determinação de Elmano Férrer, prefeito de Teresina, a todas instituições da Prefeitura para a execução de parcerias com entidades como forma de fortalecer o compartilhamento de ações em benefício da população da capital vem sendo posta em prática também na área da saúde. Neste sábado (30), por exemplo, na região do bairro Pedra Mole (Zona Leste), a Prefeitura Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), é parceira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na realização da iniciativa 'Sabado Solidário', que consiste na mobilização e conscientização da comunidade no combate à dengue, ação que será realizada no horário das 8h às 12h.
A iniciativa é do projeto "Mãos que Ajudam", que ocorre simultaneamente em todo o país. Em Teresina, os voluntários vão levar para a comunidade informações e métodos de prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os multiplicadores do projeto participaram de treinamento promovido por técnicos da Gerência de Zoonoses (GEZOON) da FMS, no qual foram destacados os tipos, sintomas, forma de transmissão da dengue, combate e tratamento da doença.
A coordenadora da equipe técnica de Controle de Roedores e Vetores, Oriana Bezerra Lima, ressalta que o trabalho organizado pela igreja é de grande importância e serve para reforçar as ações que são feitas frequentemente naquela região.
Segundo Adalberto Barbosa, um dos organizadores do evento, a concentração será em uma capela ao lado do Comercial Carvalho do bairro e a estimativa é que cerca de 200 voluntários participem do projeto. "Estamos confiantes que obteremos êxito nessa ação, pois vamos fazer um trabalho educativo no sentido de deixar a população consciente em relação aos hábitos que devem ser adotados como: certificar que os reservatórios de água estão devidamente fechados, evitar que fiquem expostos pneus, garrafas e até mesmo copos descartáveis, pois, através desses pequenos atos podemos impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti" completa.
Fonte: Ascom/PMT