Teresina (PI)

Prefeitura investe em qualificação em produção orgânica

Técnicos da SDR e agricultores conheceram técnicas desenvolvidas no estado do Ceará.

A Superintendência de Desenvolvimento Rural de Teresina (SDR) está, cada vez mais, investindo na capacitação em produção orgânica. Prova disso foi um intercâmbio agroecológico realizado neste mês de dezembro pelos integrantes do Grupo de Produção Orgânica de Teresina, vinculado à SDR, às cidades de São Benedito e Guaraciaba do Norte, ambas no estado do Ceará.

A visita técnica envolveu também, aproximadamente 30 participantes de entidades parceiras da SDR, como a UFPI, Embrapa, IFPI, Sebrae e associações de agricultores familiares.

De acordo com Carlota Joaquina, engenheira agrônoma da SDR, a viagem serviu para incentivar a regularização da produção orgânica e a realização de feiras de produtos orgânicos em Teresina. “A Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho de incentivo à organização de produtores, visando a certificação através do Sistema Participativo de Garantia. Nessa viagem foram capacitados técnicos da Prefeitura, membros da Comissão de Produção Orgânica, agricultores multiplicadores e membros de dez comunidades previamente selecionadas”, disse.

Os participantes, que foram recebidos em São Benedito pelo senhor João Costa Gomes, presidente da Associação dos Produtores Orgânicos de Ibiapaba (APOI), tiveram a oportunidade de conhecer de perto o projeto de produção orgânica onde são cultivadas cerca de 45 culturas diferentes, comercializadas principalmente em Fortaleza e Teresina.

“Todos receberam orientações sobre o manejo agroecológico usado nas unidades de produção visitadas e também sobre o processo de organização social dos grupos que lá trabalham, constituído por 13 agricultores familiares, em uma área de, em média, quatro hectares (de cada um), onde cultivam cerca de 30 culturas diferentes, gerando uma renda de aproximadamente R$ 4 mil por mês por agricultor. A troca de experiências foi muito enriquecedora”, relatou Carlota.

Teresinha Pereira da Silva, moradora do Povoado Alegria, zona rural Sul da capital e agricultora familiar há mais de 15 anos, afirma que a viagem foi muito proveitosa. “Gostei muito da experiência, agradeço a oportunidade de ter ido, pois a partir de agora vou usar nas minhas hortas os ensinamentos que aprendi lá, especialmente nos cultivos de couve, cebola e batata”, disse.


 

Fonte: teresina.pi.gov.br