Teresina (PI)
Prefeitura inicia testes estação elevatória do São Joaquim
(Créditos: ascom/SEMPLAN)
A Prefeitura de Teresina deu início, na manhã desta segunda-feira (14), aos testes da estação elevatória do bairro São Joaquim, na zona Norte de Teresina. A obra faz parte da rede de esgotamento sanitário da região. A fase de teste terá duração de uma semana.
O primeiro dia de testes foi acompanhado por técnicos da Agespisa e por engenheiros do Parque Lagoas do Norte. Ao longo dos próximos dias, será testada a funcionalidade da estação para que ela possa ser entregue à comunidade.
A estação elevatória recebe o esgoto das residências e o bombeia para a Estação de Tratamento de Esgoto do Pirajá (ETA Pirajá), onde será tratado. A estação tem capacidade de bombeamento de 240 mil litros de resíduos por hora. A rede de esgoto beneficiará cerca de 2500 famílias.
De acordo com o coordenador do Lagoas do Norte, Erik Amorim, que também acompanhou o primeiro dia de testes, a rede de esgotamento sanitário significa saúde e qualidade de vida para população. “Essa obra é uma das mais importantes porque leva saúde para população. A limpeza efetiva das lagoas da região só é possível depois do saneamento, que é o que será entregue com essa rede de esgoto”, pontua.
Com a conclusão da obra, os bairros São Joaquim e Matadouro terão 100% de área coberta pela rede de saneamento básico. A rede de esgoto possui 21 quilômetros, que vai desde a Avenida Jim Borralho até o canal do São Joaquim. A rede terá ainda estação do Parque Alvorada. As duas obras estão orçadas em R$14 milhões.
Fonte: PMT