PIAUÍ

Piauí já teve 2,9 mil focos de incêndio em setembro.

Foto: Prefeitura de uruçuiConcentração dos focos de incêndio e contenção.
Concentração dos focos de incêndio e contenção.

O Piauí teve 2.922 focos de incêndio em setembro deste ano, até esta quinta-feira (26), conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É quase o dobro da quantidade registrada durante todo o mês de agosto, quando 1.489 focos foram contabilizados no estado.

Conforme o Inpe, o Piauí é o segundo estado do Nordeste com mais focos de incêndio em 2024. Até o mês passado, quase 3 mil focos tinham sido registrados no estado, que passa pelas maiores temperaturas nos últimos 30 anos.

Em março de 2024, por exemplo, houve 126 focos. Este foi o maior número de focos no mês desde o início dos registros, em 1998.

Desde o início do ano até agora, 5.841 focos de incêndio foram registrados. Em 2023, contabilizando todo o mês de setembro, foram 7.246 ocorrências.

Dois brigadistas morreram após serem cercados por fogo ao tentarem conter um incêndio florestal, na última segunda-feira (23), em Uruçuí, no Sul do Piauí. Ainda não se sabe como e quando o incêndio começou. A Polícia Civil do Piauí investiga o caso.

As vítimas foram identificadas como José Almir Portugal de Macedo, de 51 anos, que faleceu no local, e Edinelson Maciel de Oliveira, de 30 anos, que chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital com queimaduras severas. José Almir era brigadista há 8 anos e Edinelson há quatro.

Fonte: G1