Teresina (PI)
Pais temem ficar sem vagas nas escolas municipais
Pais também viram a noite para garantir vaga no Ensino infantil em Teresina
O início das matrículas de crianças de 3 anos de idade, nesta quinta-feira (21), nos Centros Municipais de Educação Infantil também foi marcado por familiares virando a noite para garantir uma vaga para os filhos. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) oferece 7 mil novas vagas para as crianças de 3 anos.
Uma das CMEIs em que os pais dormiram em frente, de quarta (20) para quinta (21), é a Cíntia Medeiros, na Zona Sudeste de Teresina. Tania Albuquerque foi com a filha para a fila, na tarde de ontem, para ter a certeza que a criança teria uma vaga. “É difícil ter que passar uma noite assim para conseguir uma vaga”, lamenta a mãe.
De acordo com o site da Semec, nesta escola serão disponibilizadas 75 novas vagas, mas, em um cartaz anexado em uma das paredes da instituição, a informação é que seria de apenas 46. O funcionário público Antônio Carlos disse que estava desde as 18 horas de ontem aguardando o início das matrículas, marcada para as 8 horas de hoje. “Tem que vir cedo mesmo porque se não perde a vaga”, enfatizou.
O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, informou que neste ano, ao todo, serão ofertadas 100 mil novas vagas. “Oficialmente, no site da Secretaria, nós temos 75 vagas. Isso significa que teremos três turmas com crianças de 3 anos de idade. Temos 39 pais aqui na escola. Então, se 39 estão na fila , significa que vai sobrar vaga. Não tinha necessidade de passar a madrugada”, comentou o secretário.
Kleber Montezuma diz ainda que, por outro lado, isso reflete a qualidade de ensino da escola que incentiva os pais a garantirem uma vaga e também o interesse dos pais na educação dos filhos.
Fonte: Cidade Verde