Teresina (PI)
O que era uma manifestação pela vida se transformou em baderna, violência e até roubo
Ocupantes da Praça das Ações Comunitárias, do bairro Parque Piauí, atearam fogo na manhã desta quarta-feira(13) a tábuas de madeira utilizadas pela Prefeitura de Teresina para cercar a praça. O objetivo, segundo os manifestantes, é protestar contra a derrubada de 99 árvores no local onde a Prefeitura pretende construir um terminal de integração de ônibus.
O corte das árvores estava prevista para iniciar nesta quarta-feira, após derrubada de liminar que impedia a realização da obra. Contudo, até às 9 horas desta manhã, não havia sinalização de início do corte.
No local onde os manifestantes atearam fogo nos pedaços de madeira, na avenida Marechal Juarez Távora, uma das árvores da praça foi atingida pelas chamas e o grupo precisou conter o fogo, utilizando baldes com a água utilizada para irrigar as plantas.
Segundo Mateus Mendes, ambientalista e ocupante da praça, as ações serão diretas para impedir a ação da Prefeitura. “Essa proposta de compensação ambiental é fajuta. Essas árvores existem aqui há cerca de 20 anos e levaria no mínimo o mesmo tempo para compensar. Além disso, a biodiversidade com a micro e macro fauna seriam destruídas completamente. Se for preciso vamos abraçar as árvores e retirar os tapumes. Não vamos deixar derrubarem”.
Durante a ação foi possivel verificar pessoas roubando as madeiras que a empresa tinha colocado no local, inclusive usando carroças.
Fonte: Cidade Verde