Mundo
O plano de fuga de Putin
E se Putin perder?
Quem está ganhando a guerra na Ucrânia? A resposta a esta pergunta depende de múltiplos fatores de análise. Mas se Putin perder, provavelmente, terá que deixar a Rússia.
Plano de voo preventivo
Segundo o Daily Mail, existe um plano detalhado para executar a fuga de Vladimir Putin.
Duas saídas
O Daily Mail menciona como fonte um canal Telegram onde são divulgadas informações internas do Kremlin. E duas saídas principais da Rússia são apontadas.
Um conflito que se arrasta por muito tempo
Em princípio, a Rússia teria vantagem em resistir nesta guerra. Mas Putin é precavido também em um cenário diferente ao almejado.
Putin deixaria um substituto confiável
De acordo com o Daily Mail, Putin sairia da Rússia com sua família, mas deixaria um líder altamente confiável no comando.
Plano de fuga A: Síria
O Daily Mail diz que um dos dois países que poderia sediar o exílio de Putin seria a Síria.
Síria: país aliado
A Síria é o Estado amigo mais próximo da Rússia, e o líder dessa ditadura, Bashar al-Assad, foi ajudado por Putin na Guerra Civil de 2015.
Problemas para chegar lá
O problema deste plano de fuga é que qualquer voo que Vladimir Putin faça da Rússia para a Síria teria que passar pelo espaço aéreo turco, e a Turquia é membro da OTAN.
A Turquia teria a chave
Nessa situação, se o governo turco negar à Rússia permissão para que o avião que transporta Vladimir Putin atravesse seu espaço aéreo, o plano de fuga ficaria seriamente comprometido.
Erdo?an decide
Seria Recep Tayyip Erdo?an quem teria a última palavra, o que torna a situação completamente imprevisível. Em princípio, o presidente turco é a favor de relações amistosas com a Rússia.
Negociações abertas
Putin e Erdo?an tiveram tantos encontros amistosos quanto desacordos sobre questões específicas. A diplomacia russa teria que trabalhar muito nesse plano de fuga.
Plano de fuga B: Irã
Se o plano sírio se mostrar impraticável, o outro destino para a fuga de Putin é o Irã.
Viagem mais fácil
Nesse caso, ele não atravessaria o espaço aéreo da OTAN nem pousaria em um país que pudesse ter laços com o Ocidente.
À espera
"É do interesse do Irã e da Turquia manter o presidente russo no exílio, usando-o, dependendo do momento, como alavanca ou moeda de troca".
Foi dito no canal do Telegram
Estas palavras foram ditas, segundo o Daily Mail, no canal Telegram ligado ao Kremlin e onde são discutidos os planos de voo.
Telefones abertos
Na falta de decidir para qual país o voo aconteceria, sabe-se que a inteligência russa já conversou e negociou com a Turquia e o Irã. Resta saber o que finalmente acontecerá.
Fonte: The Daily Digest