PIAUÍ
Novos equipamentos agilizam pericias no Instituto Médico Legal
Entre os investimentos, estão aquisição do scanner de corpos, o Cromatógrafo Gasoso e o espectrômetro Raman.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, está aprimorando os serviços e melhorando as instalações do Instituto de Criminalista do Piauí e do Instituto Médico Legal (IML).
Entre os investimentos, estão aquisição do scanner de corpos, aparelho que tem agilizado o trabalho dos peritos no IML de Teresina. A máquina permite que diversos exames sejam realizados em corpos sem que seja necessário fazer o corte.
O diretor-geral de perícia do Instituto Médico Legal (IML), Antonio Nunes, explica que, com o scanner, se uma pessoa levar um tiro, a máquina logo identifica o projétil. “O aparelho funciona como uma espécie de raios X e o laudo sai rapidamente. Dessa forma, não precisamos abrir o corpo para pesquisar onde foi especificamente que a bala se alojou, o cadáver não precisa ser invadido”, completa o médico, lembrando que o IML de Parnaíba também recebeu o equipamento.
Entre as medidas em andamento para ampliação do trabalho, está o processo de instalação do Cromatógrafo Gasoso, que analisa entorpecentes, vestígios e uma variedade significativa de produtos químicos. “O cromatógrafo gasoso permitirá que a perícia do Piauí realize exames toxicológicos em vísceras para detectar a presença e identificar os mais diversos tipos de substâncias estranhas no corpo humano que podem determinar a causa de uma morte”, destaca Dr. Nunes.
Em parceria com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Secretaria da Segurança do Piauí adquiriu o espectrômetro Raman, aparelho portátil que identifica substâncias químicas por meio do contato de raios infravermelhos. O equipamento analisa, de maneira rápida e segura, a composição de substâncias, em qualquer lugar, com base em uma biblioteca interna onde estão catalogados vários tipos de entorpecentes e medicamentos em geral.
“Entre os benefícios do uso do Raman, além da agilidade, estão a utilização de técnica não destrutiva ao ambiente e a necessidade de pequena quantidade de amostra do produto para análise. Com o espectrômetro, é possível saber qual a substância existente em um produto em poucos segundos. Esse equipamento já foi adquirido e nós estamos aguardando a entrega, que será feita pela Senasp”, informou Antonio Nunes.
Parcerias
O diretor do IML ressaltou que, além da aquisição de novos equipamentos, a Secretaria da Segurança está investido em convênios com as universidades do Piauí. “Estamos em fase de finalização de um convênio com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e com o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Por meio dessa parceria, o IML vai receber estagiários dessas instituição, ceder corpos para os laboratório das instituições e analisar alguns casos em conjunto. Essas são algumas medidas que estão ajudando a modernizar a perícia no nosso Estado ”, finalizou Nunes.
Fonte: piaui.pi.gov.br