Geral

Netflix: plano com anúncios custa R$ 18,90 e tem catálogo limitado

Foto: Wachiwit/Getty ImagesNetflix: plano com anúncios custa R$ 18,90 e tem catálogo limitado
Netflix: plano com anúncios custa R$ 18,90 e tem catálogo limitado

A Netflix anunciou, nesta quinta-feira (13), que o plano Básico com anúncios será lançado em 3 de novembro no Brasil e custará a partir R$ 18,90.

De acordo com a gigante do streaming, os assinantes terão qualidade de vídeo de até 720p/HD (qualidade que agora está no plano Básico também); média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora e sem a opção de fazer download de títulos para assistir offline.

A companhia também revelou que “um número limitado de filmes e séries não estarão disponíveis devido a restrições de licenciamento" no plano Básico com anúncios. Apesar disso, a empresa afirmou que está "trabalhando nisso".

Os assinantes da nova opção continuarão tendo “uma ampla variedade de séries e filmes; experiência de visualização personalizada; disponibilidade em vários aparelhos de TV, celulares e tablets e possibilidade de alterar ou cancelar o plano a qualquer momento”.

Além do Brasil, o Básico com anúncios estará disponível na Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido.

A Netflix informou ainda que todos os outros planos permanecem iguais e não serão impactados pelo novo tipo de assinatura. Além do Básico com anúncios, as pessoas podem escolher entre o Básico (R$ 25,90), Padrão (R$ 39,90) e Premium (R$ 55,90).

Como funciona o Básico com anúncios?

A marca de streaming de filmes e séries defendeu que o novo plano é uma oportunidade para os assinantes alcançarem “um público diverso, incluindo pessoas mais jovens, que cada vez mais não assistem à TV tradicional, em um ambiente premium, com uma experiência de anúncios integrada e de alta resolução”.

Assim que o plano for lançado, em 3 de novembro, os anúncios exibidos para os assinantes terão entre 15 e 30 segundos e serão mostrados antes e durante as séries, filmes, documentários e outras produções.

Para as marcas interessadas em veicular as propagandas, a Netflix também explicou que oferecerá recursos de direcionamento por país e gêneros (por exemplo, ação, drama, romance, ficção científica).

Os anunciantes também poderão bloquear as exibições em conteúdos sensíveis ou que não tenham a ver com a ideia da marca. Ou seja, as companhias poderão bloquear que seus vídeos promocionais aparecem em filmes ou séries com cenas de nudez, sexo ou violência explicita.

A nova ferramenta da Netflix funciona em parceria com a Microsoft, DoubleVerify e Integral Ad Science.

Motivos

O CEO da Netflix, Reed Hastings, afirmou durante mais de uma oportunidade que o serviço não teria propagandas. Em conferência com investidores em 2020, ele chegou a argumentar que não gostaria de coletar dados dos clientes e que esse modelo de negócios entraria em colisão com as demandas da marca.

A mudança de 180 graus da Netflix no mercado se fez necessária por causa da pressão de investidores por resultados ruins. Em abril deste ano, a gigante do streaming informou ter registrado pela primeira vez em sua história uma perda de clientes. Foram cerca de 200 mil pessoas que deixaram de assinar o streaming no primeiro trimestre de 2022 (na comparação com o quarto trimestre de 2021).

Analistas também sugeriram que o preço caro das assinaturas e o aumento expressivo da concorrência (HBO Max, Amazon Prime Video, Hulu, Disney+, Paramount+, Star+ e outros) também estão entre as respostas para a queda de assinaturas.

Fonte: Tecmundo