Teresina (PI)
Mulheres se destacam em curso de Mecânica Automotiva
(Créditos: ascom/FWF)
A região da Anita Ferraz recebeu o curso de Mecânica Básica Automotiva, promovido pela Fundação Wall Ferraz (FWF) em parceria com a Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI). O curso foi concluído no último final de semana, onde levou aos jovens da região a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Na turma, cerca de 10% dos alunos eram mulheres, que se destacaram durante as aulas, em uma área onde a maioria dos profissionais são do sexo masculino.
Apesar de serem minoria na turma, as mulheres do curso se destacaram durante as aulas. Segundo o instrutor Valdemir Brito, mesmo a profissão sendo predominantemente masculina, elas não podem ser excluídas, pois apresentam várias características superiores ao homens. “As mulheres saem na frente dos homens, têm melhor percepção, são mais interativas e compreendem mais rápido a parte teórica do que os homens. Nossas alunas estão aptas para trabalhar, estão completamente preparadas e por serem mais pacientes e ativas que os homens isso torna um fator positivo para elas” afirma o instrutor.
Para a presidente da FWF, Aparecida Caland, a participação feminina nestes cursos é importante para mostrar que não existem profissões só para homens ou somente mulheres. Para ela, a qualificação nessa área está mudando o cenário das oficinas mecânicas na nossa cidade. “A FWF está incentivando a mudança deste quadro através dos nossos cursos, incentivando a participação das mulheres, promovendo maior igualdade de gêneros no mercado de trabalho”, conclui a presidente.
Para prestigiar a certificação dos concluintes, alguns empresários do segmento automotivo compareceram a sede da FUNACI, onde o curso foi realizado. Eram proprietários de estabelecimentos onde os alunos estagiaram e mantiveram contato com a entidade em busca de pessoas qualificadas.
Um dos alunos, Diego Silva, afirmou que foi difícil conseguir a vaga no curso devido a grande procura, mas a insistência foi válida, pois graças ao conhecimento adquirido consegui o atual emprego. “Eu aguardo o curso há bastante tempo, a procura era muito grande,foi difícil garantir a vaga.Me dediquei bastante ao curso, me destaquei no estágio e consegui ser contratado”, declarou Diego.
Fonte: PMT