Saúde
Mitos e verdades sobre os cuidados com os pets no B-R-O bró
(Foto: Reprodução Internet)
De setembro a dezembro, período conhecido como B-R-O nró, época mais quente do ano no Piauí, o calor castiga os humanos e você já parou para pensar como nossos pets também são afetados? por terem o corpo mais próximo ao chão, os bichinhos de estimação sentem muito mais calor e os tutores devem redobrar os cuidados.
"A nossa área de absorção é nos pés. No caso dos cães, o corpo todo fica próximo do chão, o que faz com que eles sintam mais calor, explica o veterinário Selmar Moreira.
Especialista em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, ele diz que algumas atitudes, como por exemplo dar água muito gelada e molhar muitas vezes o cão, trazem inúmeros riscos.
"Neste período é comum molhar o animal para refrescar, mas o excesso de umidade pode provocar problemas de pele. Se o animal for molhado, que tome um banho e seja secado de forma adequada. Os banhos não devem ser exagerados, apenas um vez por semana ou uma vez a cada 15 dias, como forma higiênica, a não ser que seja orientação do veterinário em algum tratamento", orienta o veterinário.
Hidratar bem o cão é uma dica que vale para todo mundo. O cuidado que se deve ter é com a temperatura da água que não pode ser muito gelada.
"Existe um mito de que, porque o animal gosta de água gelada, deve-se dar. Mas quando o animal cria o hábito de beber água gelada, ele passa sede, porque ele vai lá para beber e se não está gelada, não toma. Além disso, sabemos que no Piauí a água não se mantém gelada por muito tempo", explica Moreira.
Sobre a hidratação, os tutores devem manter as vasilhas sempre limpas e com água fresca, em um local longe da irradiação solar.
Fonte: Cidade Verde