Turismo
Ministério do Turismo alerta para regularização dos serviços de viagem
Guias de turismo legalizados devem ter crachá de identificação (Crédito: Paulino Menezes)
Neste período de férias que concentra a maior parte das viagens a lazer do ano, os viajantes precisam estar ainda mais atentos em relação aos serviços que pretende contratar, a fim de evitar surpresas desagradáveis e garantir um passeio seguro. Para auxiliar o turista na fase de planejamento do passeio, o Ministério do Turismo recomenda consulta ao sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, o Cadastur.
O cadastro é uma garantia ao consumidor de que a empresa funciona regularmente e pode prestar serviços turísticos. Reúne cerca de 58 mil empreendimentos do setor de todo o país. Assim, para evitar transtornos, o primeiro passo a ser dado pelo viajante é verificar se os fornecedores de pacotes, passeios, passagens e outros serviços estão registrados no sistema, gerenciado pelo MTur.
O Cadastur recebe cadastros obrigatórios de empreendimentos como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos e guias de turismo. Dispõe ainda de informações sobre bares e restaurantes, centros de convenções e empresas de apoio ao turismo náutico, que são de cadastramento voluntário.
A movimentação deste período de férias é reforçada por fatores como a valorização do dólar frente ao real e a visibilidade do país com a realização dos Jogos Olímpicos. Além disso, entre os brasileiros que pretendem viajar, 86,4% o fará para destinos nacionais - índice 6,2 pontos percentuais acima do registrado em igual período do ano passado.
Para mais informações consulte: www.cadastur.turismo.gov.br
Fonte: Ministério do Turismo