Concursos

Ministério do Planejamento autoriza concurso do IBGE para 4,5 mil vagas

Em portaria publicada nessa sexta-feira (8), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) autoriza a realização de processo seletivo simplificado para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que oferecerá 4.500 oportunidades temporárias para agentes que realizarão pesquisas econômicas e sociodemográficas.

A Consulplan, empresa responsável pela organização da seleção, infromou que serão lançados dois editais com chances de níveis médio e superior. O primeiro deles, com previsão para ser publicado no dia 18 de julho, deve abrir um total de 150 vagas, sendo 132 para o cargo de agente de pesquisa por telefone (nível médio) e 18 para o de supervisor de pesquisa (nível superior). Os novos profissionais devem ser lotados no município o Rio de Janeiro.

Enquanto o segundo edital deve oferecer 4.250 vagas distribuídas entre os cargos de agente de pesquisa e mapeamento (nível médio) em todo os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A previsão é de que esse edital seja publicado no dia 22 de julho. Ainda devem ser abertas 100 vagas de nível superior para o cargo de agente de coleta regional.

As inscrições devem ocorrer entre os dias 8 e 21 de agosto, e as taxas de participação custarão R$ 20 para o cargo de agente e R$ 100 para supervisor.

Exigências

Para se candidatar ao cargo de agente de pesquisa e mapeamento, além de possuir ensino médio completo, o candidato ainda deve comprovar ao menos um ano na atividade de operador de teleatendimento.

Já o cargo de supervisor de pesquisa serão abertas oportunidades para quem comprovar graduação em qualquer área (14), para os graduados em Estatística (2), Engenharia Química (1) e em cursos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (1).

A previsão é de que os novos profissionais sejam contratados a partir do mês de novembro deste ano. Eles devem atuar no trabalho de ampliação e aprimoramento das pesquisas realizadas pelo IBGE, tais como a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que hoje estão restritas a seis regiões metropolitanas e depois do concurso terão alcance ampliado.

Fonte: correioweb