Entretenimento
Microsoft tentou comprar Nintendo em 2000, mas empresa riu da proposta
Em uma matéria para celebrar os 20 anos do Xbox (completados agora em 2021), o site Bloomberg publicou um artigo com diversas curiosidades sobre a evolução da marca dentro da Microsoft. Um detalhe curioso é a menção de que, bem no início, a empresa fez uma oferta para comprar a Nintendo.
“A primeira companhia que fizemos contato para compra foi a EA, mas eles disseram ‘não, obrigado’. Depois nos reunimos com a Nintendo para ver se topavam a compra. Eles simplesmente riram desenfreadamente. Pense em um momento em que alguém começa a rir sem parar, foi assim que a reunião aconteceu”, revelaram Bob McBreen e Kevin Bachus, executivos da Microsoft.
Foi dito ainda que executivos da Nintendo chegaram a visitar a sede da Microsoft em 2000, e na ocasião a Microsoft tentou juntar esforços com a casa de Mario para que ela desenvolvesse jogos para o primeiro Xbox – o argumento usado foi literalmente falar que o videogame da Nintendo era pior que o PlayStation na tentativa de fazê-los desistir deste mercado (na época, a disputa era entre GameCube e Playstation 2).
Outras propostas
Na ocasião, houve a menção de outras duas empresas que a empresa de Bill Gates tentou adquirir: Square Enix (na época ainda conhecida como Squaresoft) e Midway Games. Porém, a primeira achou a oferta feita muito baixa, enquanto a outra até tinha interesse, mas o negócio deixou de fazer sentido para a Microsoft.
Fonte: Bloomberg