Teresina (PI)
Maternidades municipais promovem a Semana Mundial de Aleitamento Materno
Começa na próxima segunda-feira (05) a Semana Mundial de Aleitamento Materno em Teresina. O evento, que ocorre em 120 países de todo o mundo, terá como tema o empoderamento de mães e pais em favor da amamentação, e será composto por diversas ações de conscientização nas quatro maternidades do município. A abertura será na Maternidade do Buenos Aires, a partir das 9h da manhã.
Durante o mês de agosto, chamado de Agosto Dourado em alusão à campanha, as equipes das quatro maternidades, incluindo os postos de coleta de leite, estarão promovendo rodas de conversa, exibições de vídeo e palestras voltadas tanto para a população quanto para seus funcionários. Serão abordados temas como mitos, crendices e verdades sobre a amamentação, apoio familiar, atendimento humanizado e a importância da doação de leite.
Segundo Jesus Mousinho, diretora de Assistência Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno e como esta ação não é exclusiva da mãe e sim de toda a família, conforme entendimento da Organização Mundial de Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria. “A gente precisa empoderar essa família para ajudar no processo de amamentação, que não é muito fácil. Estudos mostram que 40% das crianças que hoje nascem têm aleitamento exclusivo, e precisamos fazer com que esse número chegue a 100%, considerando os benefícios do leite materno”, explica a diretora.
O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida da criança, e intercalado com outros alimentos até os dois anos de idade. Dentre os benefícios, destaca-se a proteção contra alergias e infecções, fortalecendo a criança com os anticorpos da mãe e evitando problemas como diarreias, pneumonias, otites e meningites. Além disso, a amamentação favorece o desenvolvimento dos ossos e fortalece os músculos da face, facilitando o desenvolvimento da fala, regulando a respiração e prevenindo problemas na dentição.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). No Brasil, o Ministério da Saúde celebra o evento desde 1999. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.
PROGRAMAÇÃO DAS MATERNIDADES MUNICIPAIS
Maternidade do Buenos Aires
1. 05.08.2019 às 08h00min– abertura da semana mundial do aleitamento materno na rede municipal.
Maternidade do Satélite
1. 05 a 08/08/2019 – Exposição de vídeos na sala de espera do ambulatório da maternidade;
2. 13/08/2019 às 08h30min – Roda de conversa: Apoio familiar para o sucesso do Aleitamento Materno; público alvo-pacientes do consultório de aleitamento materno.
Convidados: Nutricionista Luciana Ribeiro
3. 19,20 e 21/08/2019 às 10h00min – Roda de conversa: Atendimento Humanizado para a promoção do Aleitamento Materno; Público alvo: Funcionários da maternidade.
Mediadora: Enfermeira Aline Dantas
4. 29/08/2019 às 08h30min – Palestra: Aleitamento Materno: mitos, crendices e verdades; Público alvo: Pacientes do ambulatório da maternidade.
Mediadora: Nutricionista Luciana Ribeiro.
Maternidade do Promorar
1. 07/08/2019 às 08h30min – Roda de conversa e sorteio de brindes: manhã acolhedora com mães e pais e especialistas que irão esclarecer dúvidas sobre a gestação, o parto, o pós-parto, aleitamento materno e sobre cuidados com o Bebê.
Local: Auditório da Maternidade/UPA
Maternidade Wall Ferraz
1. 07/08/2019 às 10h00min – Bate papo sobre empoderamento e amamentação.
Participantes: Mães doadoras de leite humano, mães de bebês receptores de leite humano e servidora com sucesso na amamentação.
2. 30/08/2019 às 08h30min – Curso para gestantes e acompanhantes;
• Temas:
• Sinais de parto/Trabalho de parto/Tipos de parto;
• Participação do pai (na gravidez, no parto e no pós-parto);
• Aleitamento materno
• Aspectos psicológicos da gestação, parto e nascimento;
• Direitos da gestante e Lei do Acompanhante (Lei Federal nº 11.108, de 07 de abril de 2005);
Fonte: PMT