Teresina (PI)
Manifestantes ocupam praça na zona Sul
Um grupo de manifestantes formado por moradores da zona Sul de Teresina, líderes comunitários, integrantes de partidos políticos da esquerda e vários ambientalistas, estão reunidos desde o sábado (03/10) na Praça das Ações, no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. O local está marcado para desaparecer já que dará lugar ao novo terminal de ônibus.
De acordo com os manifestantes, 177 árvores deverão ser derrubadas para que as obras iniciem. O local já havia inclusive sido marcado pela Prefeitura de Teresina e as árvores estavam numeradas. Tapumes também haviam sido colocados para isolar o setor em que as obras iriam ser feitas.
Diversas manifestações via redes sociais estão dando apoio para o movimento. Uma caminhada foi realizada pelo bairro no último fim de semana com a intenção de conscientizar e chamar a população para apoiar a causa.
De acordo com a professora Lourdes Melo, o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) quer derrubar as árvores não para produzir um benefício para a população da região com a construção do Terminal, mas sim, beneficiar os empresários que gerem o transporte público da capital.
"A polícia tenta nos intimidar, mas vamos continuar acampados até que o prefeito desista dessa ideia irresponsável. O prefeito Firmino Filho ameaça destruir áreas verdes da praça das ações comunitárias no Parque Piauí para beneficiar os empresários de ônibus", destacou a ativista.
Os manifestantes destacaram ainda que não irão sair do local até que se tome uma decisão sobre a permanência das árvores. Um grupo de pelo menos 20 pessoas dormiu em redes e barracas que foram colocadas entre as árvores. Uma reunião está prevista para acontecer ainda nesta segunda-feira (05) entre manifestantes e representantes da PMT.
PREFEITURA RESPONDE
Em nota, a Prefeitura informou que todos os locais onde foram designados a instalação de terminais de integração foram escolhidos através da opinião popular. Ainda de acordo com a PMT, um Comitê de Arborização foi criado e plantou cerca de 200 mil novas árvores ao longo dos últimos dois anos.
"A Prefeitura ouviu a população e fez um levantamento para decidir em quais pontos seriam construídos os terminais, que são indispensáveis para melhorar a mobilidade urbana em Teresina. É importante esclarecer que todas as 177 árvores retiradas da praça serão replantadas em outros locais na região. Além disso, mais 177 novas árvores serão plantadas para compensar o impacto causado", diz a nota.
Fonte: ascom/ Prefeitura de Teresina