Teresina (PI)

Mais de 5,6 mil crianças de Teresina precisam tomar vacina contra a pólio

Com 91,02% de cobertura vacinal confirmada, Teresina ainda precisa vacinar 5.634 crianças menores de cinco anos na campanha de imunização contra a paralisia infantil, segundo dados parciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, divulgados hoje (29). Mais de 80 salas de vacinas estão disponíveis, até o dia 8 de julho, nas unidades de saúde do município esperando que pais ou responsáveis cumpram o dever de levar os filhos para tomarem as doses da vacina nesta primeira etapa da campanha.

O presidente da FMS, Pedro Leopoldino, faz um apelo para que as famílias não deixem passar essa oportunidade de proteger as crianças contra a poliomielite, uma doença que, segundo ele, vem despertando grande preocupação em todos os continentes em razão do seu rápido avanço e o alto poder de destruição do sistema nervoso das pessoas infectadas. "É uma doença altamente contagiosa, faz das crianças suas principais vítimas, incapacitando-as para o resto da vida, podendo evoluir, em muitos casos, para a morte", alerta o presidente, que ainda lembra que a pólio também pode atingir adultos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1.349 casos de pólio foram diagnosticados no ano passado e até o dia 22 de junho deste ano, 228 notificações foram confirmadas, atingindo 26 países da África e da Ásia. Para o Ministério da Saúde, é imprescindível que todas as crianças menores de cinco anos no Brasil sejam imunizadas por meio da vacina, mesmo as que já tenham sido vacinadas em campanhas anteriores e ainda tenham menos de cinco anos de idade, não importando que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. O ministério também avisa que não existe tratamento para a pólio e somente a prevenção, por intermédio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.

"O Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina e a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde, oferece mais de 80 locais espalhados pela cidade para que os pais não tenham dificuldade de acesso para assegurar esse direito de cidadania da criança. Para que possamos garantir essa proteção, é necessário que imunizemos pelo menos 95% do público-alvo, que são as crianças, o que vai reforçar a nossa rede de proteção contra o vírus selvagem da pólio, que está circulando no mundo e pode atingir o Brasil se o país não estiver com uma cobertura vacinal satisfatória", adverte Pedro Leopoldino. A meta de Teresina é vacinar 62.750 crianças e foram imunizadas, até agora, 57.116.

Fonte: Semcom/PMT