Cultura
Lenda da música brasileira Sérgio Mendes morre aos 83 anos
Sérgio Mendes, um músico que surgiu com o movimento da bossa nova do Brasil na década de 1960 e se tornou um embaixador da música daquele país ao redor do mundo, morreu quinta-feira em sua cidade natal adotiva, Los Angeles. De acordo com sua família, o homem de 83 anos estava sofrendo de COVID longa nos últimos meses.
Compositor, pianista, produtor e cantor, Mendes teve uma carreira prolífica que durou mais de 60 anos, colaborando com todos, de Frank Sinatra e Fred Astaire ao Black Eyed Peas. Em uma entrevista de 2020 com a NPR, ele disse que esses “encontros incríveis” com colegas musicais começaram após sua primeira visita aos Estados Unidos, em 1962, quando se apresentou ao lado de outros grandes nomes da bossa nova em um concerto histórico no Carnegie Hall. Depois desse evento, ele ficou surpreso ao receber um convite de Cannonball Adderley para trabalhar em seu álbum.
“Tive muita sorte de ter essas experiências, porque isso enriqueceu minha vida”, disse Mendes à Weekend Edition Sunday . “Trabalhar com pessoas diferentes de países diferentes, de culturas diferentes, acho que isso ajuda você a crescer e aprender coisas novas. ... Eu amo isso porque você não programa isso. É sobre o encontro mágico.”
Em seu Brasil natal e além, artistas e celebridades têm prestado homenagem a Mendes nas redes sociais. will.i.am, do Black Eyed Peas, compartilhou uma foto dele e Mendes caminhando juntos, chamando-os de "uma amizade atemporal". O cantor brasileiro Milton Nascimento relembrou o quanto eles se divertiram quando Mendes compareceu ao seu show em Los Angeles em 2022: "Tivemos muitos anos de amizade, parceria e música, e ele estará comigo para sempre em meu coração". Herb Alpert, que produziu os primeiros álbuns internacionais de Mendes, lamentou a perda de seu "irmão de outro país", dizendo: "Ele era um verdadeiro amigo e músico extremamente talentoso que trouxe a música brasileira em todas as suas iterações para o mundo inteiro com elegância e alegria".
Mendes nasceu na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Quando a ditadura militar começou no Brasil em 1964, ele decidiu fugir e se estabelecer nos Estados Unidos — uma decisão que mudaria seu estilo também, dando a ele um toque internacional. Ele convidou dois cantores americanos para se juntarem à banda que ele havia formado, renomeando-a para Brasil '66. Seu primeiro disco, comandado por Alpert, produziu "Mas Que Nada", um clássico brasileiro moderno e a música mais conhecida de Mendes (embora tenha sido originalmente composta por outro ícone brasileiro, Jorge Ben Jor). Em 2006, uma nova versão da música gravada pelo The Black Eyed Peas em colaboração com Mendes reviveu o hit — e a fama de Mendes — para as novas gerações.
Fonte: Redação