Esporte

LeBron lidera ataque, Davis brilha na defesa, Lakers vencem o Heat e ficam a uma vitória do título

Foto: Andrew D. Bernstein / Getty ImagesNo retorno de Adebayo à série, jogo é marcado por batalha defensiva e muito equilíbrio; LeBron deslancha no segundo tempo, Davis se agiganta na defesa, e Lakers abrem 3 a 1 nas finais
No retorno de Adebayo à série, jogo é marcado por batalha defensiva e muito equilíbrio; LeBron deslancha no segundo tempo, Davis se agiganta na defesa, e Lakers abrem 3 a 1 nas finais

Depois de ir à lona no último domingo ao ser nocauteado por um valente Miami Heat que teve em Jimmy Butler um heroi, o Los Angeles Lakers se recompôs e venceu o jogo 4 das finais da NBA por 102 a 96. O triunfo do time californiano veio a despeito da volta de Bam Adebayo, melhor jogador das finais do Leste e ausente dos jogos 2 e 3 das finais por causa de uma lesão no pescoço.

Se do lado do time da Flórida Jimmy Butler, Tyler Herro, Bam Adebayo e Duncan Robinson corresponderam, no lado amarelo, LeBron regeu o ataque com 28 pontos e 8 assistências. Além de anotar 22 pontos, Anthony Davis foi fenomenal na defesa com 4 tocos e um extraordinário trabalho defensivo durante toda a partida. Os Lakers abrem 3 a 1, e se vencerem na sexta-feira, faturam o seu 17º título da NBA, se igualando ao Boston Celtics em número de conquistas.

Não foi uma vitória tranquila. Se o torcedor dos Lakers ansiava por LeBron e Davis avassaladores logo no início, teve que se contentar com o Caldwell-Pope cestinha do time no primeiro tempo com apenas 10 pontos. A defesa ativa era um alento, mas infalível nos arremessos, Butler se impunha no jogo.

Os Lakers voltavam a fazer uma partida cheia de erros nos dois quartos iniciais, com passes desatentos, e LeBron tinha noite de simples mortal, com dificuldade de pôr a bola na cesta. O Heat acertou ao deixar de lado sua defesa por zona e investir num "um contra um" agressivo, que gerou à equipe 8 roubadas e 3 tocos, mantendo o grupo de Spoesltra no páreo.

Só que na volta do vestiário, Lebron James resolveu levantar o time na base do talento. Ele despertava no segundo tempo, e via Anthony Davis ser fenomenal na defesa do time angelino, dificultando as coisas para Butler no garrafão.

O banco de reservas contribuía, o time reduzia consideravelmente seus erros, Kyle Kuzma acertava seus arremessos. Até que a 39 segundos do fim, Anthony Davis afundou as perspectivas do Heat com uma bola de três que deu ao Los Angeles 9 pontos de vantagem. Não houve catástrofe que tirasse a vitória dos Lakers.

AGENDA DA SÉRIE

(1º Oeste) Lakers 3 x 1 Heat (5º Leste)

Jogo 1: Lakers 116 x 98 Heat
Jogo 2: Lakers 124 x 114 Heat
Jogo 3: Heat 115 x 104 Lakers
Jogo 4: Heat 96 x 102 Lakers
Jogo 5*: Sexta, 9/10, Lakers x Heat, 22h
Jogo 6*: Domingo, 11/10, Heat x Lakers, 20h30
Jogo 7*: Terça, 13/10, Lakers x Heat, 22h

Os destaques da partida

Los Angeles Lakers
LeBron James - 28 pontos, 12 rebotes, 8 assistências, 1 roubada
Anthony Davis - 22 pontos, 9 rebotes, 4 assistências, 1 roubada e 4 tocos
K. Caldwell-Pope - 15 pontos, 3 rebotes, 5 assistências
Danny Green - 10 pontos, 2 rebotes, 1 assistência, 2 roubadas
Rajon Rondo - 2 pontos, 7 rebotes, 5 assistências e 1 roubada

Miami Heat
Jimmy Butler - 22 pontos, 10 rebotes, 9 assistências, 3 roubadas e 1 toco
Tyler Herro - 21 pontos, 7 rebotes, 3 assistências e 1 roubada
Bam Adebayo - 15 pontos, 7 rebotes, 1 assistência, 1 roubada
Duncan Robinson - 17 pontos, 1 rebotes e 3 assisntências e 1 roubada e 1 toco

Fonte: Globo Esporte