Teresina (PI)

Jovens do 'Lagoas do Norte' criam robôs e participam de competição


(Foto: Ascom)
 


No próximo dia 11, a partir das 8 horas, os jovens que moram no entorno do Parque Lagoas do Norte participarão de uma competição de robótica. A ação é uma realização do Projeto Lagoas Digitais e tem por objetivo promover integração entre os concorrentes por meio de uma disputa que envolve conhecimentos de engenharia e computação. O desafio consiste em um labirinto que deve ser percorrido de forma autônoma pelos robôs recém-criados pelos participantes.

O coordenador do Projeto Lagoas Digitais, Bringel Filho, explica que os interessados deverão realizar as inscrições no prédio administrativo do Parque Lagoas do Norte ou através do site http://epoti.org. “Os participantes poderão realizar suas inscrições individuais ou da equipe, que deverá ser formada por até quatro pessoas. O objetivo das equipes será programar os robôs para encontrarem uma saída no menor intervalo de tempo possível, de preferência a saída indicada pela fonte luminosa”, conta.

Durante toda a competição, os participantes serão atendidos por monitores. Os robôs serão inspecionados pelos juízes antes, durante e depois da rodada ou em qualquer momento que houver dúvidas ao atendimento das regras da competição. A organização também irá ceder uma arena extra exclusiva para treino e calibragem dos robôs. As três melhores equipes serão premiadas pela bancada julgadora.

Neste mesmo dia 11, os jovens inscritos também participarão do Crispim Maker, com ações voltadas para o desenvolvimento tecnológico dos jovens que moram na região Norte.

“O Crispim Maker foi idealizado para aplicar tecnologia na resolução dos problemas reais da região. Os jovens participantes moram na área do Parque Lagoas do Norte e é muito importante porque eles são os maiores conhecedores dos problemas da sua região, então, eles vão mostrar que são capazes de aplicar seus conhecimentos para resolver algo consistente”, declara Bringel Filho.

O Lagoas Digitais é uma parceria das secretarias municipais de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), através do Programa Lagoas do Norte, e de Economia Solidária de Teresina (SEMEST), com a Rede Social Solidária (RSS), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER), a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE).

Fonte: PMT