Saúde
Intervalo de aplicação da Coronavac para crianças será de 28 dias
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou nesta segunda-feira, 24, por meio de nota, que seguirá as orientações do Instituto Butantan e ampliará para 28 dias o retorno para a segunda dose da vacina do imunizante Coronavac para as crianças de 6 a 11 anos na capital.
Na última quinta-feira, 20, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que não sejam imunocomprometidos. Isso permitiu que São Paulo ampliasse o público-alvo da campanha, - no último sábado, 22, o Estado inciou a vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade sem comorbidades. Já as crianças com 5 anos de idade e imunossuprimidos continuarão sendo vacinados exclusivamente com a vacina Pfizer.
A Coordenaria de Vigilância em Saúde já está reorientando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que os retornos sejam sempre agendados após 28 dias da primeira dose. Já o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer pediátrica é de 56 dias ou 8 semanas.
A vacinação infantil contra a covid-19 foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e já acontece em, pelo menos, 31 países
Fonte: Estadão