Teresina (PI)

Idosos do bairro Angelim são beneficiados com projeto multidisciplinar

Com a finalidade de gerar melhorias na qualidade de vida dos idosos, promover o envelhecimento saudável e proporcionar a integração de toda a comunidade local, os profissionais das Equipes de Estratégia da Família do Centro de Saúde do Angelim, da Prefeitura de Teresina, desenvolvem o Projeto "Qualidade de Vida na Terceira Idade: uma proposta multidisciplinar".


O projeto, que teve início em janeiro deste ano, realiza ações de promoção de saúde junto a 800 idosos e mobiliza mais de 3 mil famílias das comunidades Dignidade, Teresa Cristina, Parque Eliana e Angelim I, III e IV.


O principal objetivo do projeto é aliar a intersetorialidade, a potencialidade local e a multidisciplinaridade, convergindo esforços de toda a comunidade ao trabalho de uma equipe de profissionais formada por educador físico, médico, enfermeiro, dentista e fisioterapeuta.


A iniciativa surgiu a partir da Avaliação de Melhoria da Qualidade dos Indicadores de Saúde, na qual se contatou a necessidade de priorizar atividades voltadas para a terceira idade, como enfatiza a enfermeira Anaíde Barbosa dos Santos, uma das coordenadoras do projeto: "A política do idoso está em foco atualmente e notamos a grande demanda da terceira idade no Centro de Saúde. Foi justamente por isso que resolvemos trabalhar essa questão".


Ainda de acordo com Anaíde Barbosa Santos, as ações visam também alertar os idosos para os cuidados que precisam ser tomados com as doenças de maior incidência na terceira idade como hipertensão, diabetes e cardiopatias. "Nós buscamos, através das atividades desenvolvidas, proporcionar mais autonomia ao idoso, fazendo com que ele saia de casa e com isso, se promova o envelhecimento ativo, a melhoria da sua autoestima o que, consequentemente, gera um salto na qualidade de vida", pondera a enfermeira.


Dentre as atividades desenvolvidas estão as que visam conscientizar os idosos, como o Dia de Combate à Hanseníase e a Caminhada contra a Dengue, e as atividades recreativas, a exemplo da Festa Junina e Dia das mães. Segundo a médica Maria Luisa Sá, que também coordena o projeto, todas as atividades são realizadas a partir da parceria com outros setores da comunidade, reunindo além dos idosos participantes do projeto, representantes da associação de moradores, estudantes e professores de escolas locais.


"Durante o calendário anual de ações, são realizadas periodicamente reuniões e palestras com o intuito de conscientizar a população para a prevenção de doenças, inclusive com a divulgação da importância do uso da caderneta de saúde do idoso bem como a mobilização em torno das campanhas de vacinação" finaliza Maria Luisa Sá.

Fonte: Semcom/PMT