Geral
Governo publica decreto que libera uso de máscara em locais abertos e semiabertos no Piauí
Foi publicado no Diário Oficial do Piauí, de 26 de março, o decreto do governador Wellington Dias (PT) que libera o uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos, em todo o estado do Piauí. Com a publicação, a medida já está em vigor em todo o estado.
A flexibilização foi aprovada por unanimidade após reunião realizada pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) na última sexta-feira (25), após análise dos dados sobre a Covid-19 no estado.
Confira aqui o decreto.
No decreto de nº 20.525, permanece obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados, ficando facultado o uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos, com a obrigatoriedade de imunização com a dose de reforço de 3ª dose, de acordo com calendário de vacinação.
Para os idosos e os imunossuprimidos, o uso obrigatório de máscara permanece em qualquer ambiente.
Além disso, o decreto permite em ambientes fechados um público com 80% da capacidade do local. Já em ambientes abertos e semiabertos, o público admitido será até 100% da capacidade. Em todos os eventos e atividades serão exigidos distanciamento mínimo entre as pessoas de 1,5 metro e, nos ambientes fechados, o uso de máscara.
Para o acesso a eventos, restaurantes, cinemas e teatros, permanece a exigência de comprovante de vacinação atualizado, levando em consideração o atual cronograma de vacinação.
O decreto ainda recomenda que os municípios iniciem a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 a partir do dia 28 de março deste ano, para público preferencial de idosos acima de 60 anos e de profissionais de saúde.
Em Teresina
A cidade de Teresina está em uma etapa diferente da situação estadual em relação a liberação do uso de máscaras. Nesta segunda-feira (28), inicia a quarta etapa de flexibilização, onde será liberado o uso de máscaras em locais fechados, inclusive escolas e academias.
Fica mantida a obrigatoriedade apenas para quem tem sintomas da doença, quem tenha testou positivo ou contato recente com indivíduo com o a doença.
Fonte: Cidade Verde