Política
Governo Lula se recusa a prestar informações sobre viagem e hospedagem de Janja em Nova York.
O governo Lula tem se recusado a prestar informações sobre uma viagem da primeira-dama Janja para Nova York em março deste ano. A Folha pediu as informações por meio da Lei de Acesso à Informação e recebeu negativa em três instâncias.
Janja foi para Nova York em março para um evento da ONU. Ela está novamente na cidadepara acompanhar Lula durante a agenda na Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Desta vez, a primeira-dama antecipou a viagem e embarcou para os Estados Unidos na última quarta-feira, três dias antes da data em que o presidente e sua comitiva partiram do Brasil.
Segundo o jornal, a assessoria de Janja apresentou informações desencontradas sobre a viagem de março, respondendo inicialmente que ela havia se hospedado na casa de terceiros. Depois, afirmou que a primeira-dama ficou na residência oficial brasileira em Nova York.
Em resposta a um primeiro pedido, o Ministério das Mulheres informou que Janja recebeu da pasta apenas passagens aéreas e seguro viagem, sem custeio de hospedagem ou alimentação.
O painel de viagens do governo Lula informou que os voos de ida e volta entre Brasília e Nova York custaram R$ 43,4 mil.
A Folha fez um novo pedido ao Palácio do Planalto, solicitando detalhes sobre o local de hospedagem, a origem dos recursos para alimentação e estadia, o valor total gasto e o número de servidores que acompanharam Janja.
O gabinete do presidente da República respondeu que o assunto caberia ao Ministério das Mulheres. A secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, também negou as informações e argumentou que o Ministério das Mulheres já havia se manifestado, embora não tenha atendido ao pedido da Folha integralmente.
Fonte: Folha de São Paulo