Geral
Governo cria Batalhão de Policiamento de Trânsito e anuncia reforço no efetivo
A Companhia Independente de Trânsito do Piauí (CPTRAN) agora passará a se chamar Batalhão de Policiamento de Trânsito do Piauí (BPTRAN). A mudança ocorreu por meio de decreto assinado pela governadora Regina Sousa (PT) e foi oficializada nesta quinta-feira (23), com a entrega de reforma na sede do novo batalhão.
O comando do batalhão foi passado para a major Ayla Maria Rodrigues, que já está à frente da Companhia de Policiamento. Na prática, a mudança traz melhorias para o efetivo e amplia a atuação dos policiais de trânsito.
Segundo Ayla Rodrigues, o BPTRAN conta com um efetivo de 60 policiais. O número deverá ser ampliado para 100, que vão atuar em todo o Piauí. De acordo com a major, o objetivo é trabalhar em duas vertentes, sendo uma de policiamento e a outra educativa.
“Um batalhão é formado por duas companhias, que podem atuar em diferentes frentes. Já atuamos na capital e no interior com o policiamento. Nosso objetivo agora é aumentar o efetivo e nos dedicar para a educação no trânsito, humanizar. Ontem mesmo estivemos no Hospital de Urgência ministrando palestras”, disse.
Na solenidade, também foram entregues 24 novas motocicletas aos policiais. Dentre elas, 12 serão direcionadas para o BPTRAN e 12 para o 1º Batalhão de Divisas, que foi recentemente criado.
Regina Sousa adiantou que novos policiais militares serão convocados até o mês de setembro. A governadora tem enfatizado a atenção que dará para a estruturação da segurança no estado.
“Sabemos que o efetivo é pequeno, mas em setembro teremos a finalização do curso e vamos chamar alguns para preencher os cargos. Para ser batalhão precisa de um número específico. Às vezes, queremos melhorar e não temos o número de pessoas suficiente”, disse.
Fonte: Cidade Verde