PIAUÍ

Gestores discutem melhorias para sistema prisional em encontro da Secretaria de Justiça

 

Gestores discutem melhorias para sistema prisional em encontro da Secretaria de Justiça (Foto:Ascom Sejus)

Gestores das unidades prisionais do Piauí e colaboradores da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) participaram, nesta quinta (11), do 3º Encontro de Gerentes e Colaboradores das Unidades Penais da Secretaria de Justiça 2016. Na reunião, realizada na Escola e Acadêmia de Formação Penitenciária, foram abordados temas como políticas nas áreas de segurança, humanização e informatização do sistema prisional.

Gestores discutem melhorias para sistema prisional em encontro da Secretaria de Justiça( Foto: Ascom Sejus)
O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, abriu o encontro destacando avanços tanto no que se refere à estruturação das unidades e ações na humanização e ressocialização, como também na qualificação do pessoal que atua no sistema penitenciário. “Estamos avançando, inclusive construindo novas unidade e executando projetos de construção de outras. Dentro de nosso plano de obras, também estamos reforma do as penitenciárias já existentes”, comenta. Com relação à qualificação de servidores, o secretário destaca diversas inciativas, como a expectativa de lançamento do edital do curso de pós-graduação em gestão penitenciária, uma parceria entre Sejus e Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

 

No evento, representantes das áreas de administração e segurança prisional, humanização e tecnologia da informação fizeram explanações acerca das conquistas de cada setor e sobre ações que estão sendo desenvolvida. “Vamos realizar, no mês de setembro, um curso de padronização de procedimentos carcerários, visando manter um único protocolo de operação dos serviços prisionais em todas as unidade do Estado”, pontua o diretor da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça (DUAP), Enemésio Lima.

Sobre as ações voltadas para a saúde, educação e trabalho nos presídios, os gerentes e coordenadores da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Sejus pontuaram sobre o crescimento em cada área e as metas a serem atingidas até 2018.