Teresina (PI)

Fundação do viaduto da Barão de Gurgueia está 50% concluída

Viaduto tem custo orçado em R$ 25 milhões e fará parte do Corredor Sul, servindo ao Inthegra

 
 

A construção do viaduto que liga as avenidas Barão de Gurgueia e Henry Wall de Carvalho segue em fase de fundação, que já está com cerca de 50% concluída. Segundo o superintendente executivo da SDU Sul, Paulo Roberto, as equipes trabalham na última etapa da base do viaduto no lado da Avenida Henry Wall. “Estão sendo instalados os tubulões centrais justamente para possibilitar a colocação da laje que liga uma avenida com a outra”, disse.


Esse viaduto tem importância de destaque para o Inthegra, plano de remodelagem do transporte público da cidade. Ele fará parte do Corredor Sul, servindo aos ônibus que partem dos terminais de integração do Parque Piauí e Bela Vista rumo ao centro. 


Além da construção do viaduto, também integram o novo sistema as ruas de acesso nos bairros Tabuleta e São João, que foram asfaltadas para servirem de tráfego alternativo para os demais veículos. Foram asfaltadas a Rua 09 (entre a BR 316 e a Jacob Martins), Rua Carlos Gomes (entre a Henry Wall e BR 316), a Rua Jacob Martins (que liga a Henry Wall a Rua 09), Rua Riachuelo, Hermínio Conde e a Rua Mauá.


Na próxima fase, que inicia em outubro, será construída a outra base do viaduto, no lado da Avenida Barão de Gurgueia. Paralelo a isso, também será iniciado o desvio da rede de energia de alta e média tensão do local. “O projeto já foi aprovado e as primeiras medidas estão sendo tomadas”, destacou.


A obra total tem um prazo de 18 meses para ser concluída e um investimento de mais de R$ 25 milhões. “Trata-se de mais uma importante obra de mobilidade urbana realizada pela Prefeitura de Teresina na zona Sul de Teresina. Na podemos esquecer que esse elevado dará uma grande contribuição para o corredor de ônibus já em funcionamento na região. Além de facilitar bastante o tráfego de veículos”, explicou Paulo Roberto. A parte de baixo do elevado também será toda sinalizada.

Fonte: PMT