Teresina (PI)
Escolas se unem para intensificar processo de alfabetização dos alunos
As Escolas Municipais Laurindo de Castro e Campestre Norte, localizadas na zona rural de Teresina, estão unidas para intensificar o processo de alfabetização de seus alunos. Através do projeto de leitura “Leitores da Primavera” as professoras das turmas do 1º ano intensificam ações que melhorem o desempenho da leitura e escrita das crianças.
As professoras Fabrícia Oliveira e Andréia Portela explicam que as ações de leituras acontecem desde o início do ano letivo, mas que vêm sendo intensificadas no segundo semestre. “Escolhemos nesse segundo semestre a temática da primavera por conta da estação do ano. Assim, escolhemos o Ipê por ser uma árvore que encanta a todos com suas flores e cores e estamos trabalhando textos e músicas que lembrem a natureza e as flores”, explicam as professoras.
Ao todo são 65 alunos participando diariamente na construção de textos e leitura de diferentes autores. O projeto faz parte das ações do Alfabetiza Teresina, que tem como objetivo alfabetizar 100% dos alunos matriculados nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O projeto apoia as escolas na formulação e implementação de ações voltadas para o aprendizado dos alunos no ciclo de alfabetização, que começa ainda na Educação Infantil.
No final de novembro as escolas vão realizar a culminância do projeto com uma apresentação da produção das crianças para os pais e familiares.
Fonte: Prefeitura de Teresina